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Perguntas e respostas

Central 156

O App 156 Osasco está disponível nos sistemas Android (Google Play) e iOS (Apple Store). Basta seguir as recomendações do aparelho e instalar seu aplicativo.

Por meio do app 156 Osasco, o cidadão pode obter informações e/ou solicitar serviços diversos que beneficiam toda a cidade.

Além dessa ferramenta, o 156 também atende por meio dos telefones 156 ou (11) 3651-7080 (fixo) ou através do chat (http://156.osasco.sp.gov.br/)

Central 156 funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Quem está fora do município de Osasco também pode entrar em contato por meio do telefone fixo informado acima.

Curiosidades: A Central 156 de Osasco foi criada com o objetivo de aproximar o cidadão da Prefeitura, proporcionando mais comodidade e facilidade na comunicação, solicitação de serviços, consulta de informações e atendimento em geral.

Desde o início de suas atividades a Central 156 já realizou mais de 3 milhões de atendimentos, facilitando o acesso do cidadão osasquense a diversas informações, como por exemplo:

  • Seguro Desemprego;
  • Carteira de Trabalho;
  • Intermediação de Mão de Obra;
  • IPTU;
  • Unidades Escolares;
  • Unidades de Saúde.

Além, de obter informações, o cidadão pode solicitar serviços diversos que beneficiam toda a cidade, tais como:

  • Reparos na Iluminação Pública;
  • Poda de Árvores;
  • Tapa-Buraco;
  • Sinalização de Trânsito;
  • Capinação;
  • Roçamento;
  • Retirada de Móveis.

Outro importante serviço disponibilizado pela Central 156 é o agendamento de atendimento nas Secretarias de Finanças e Habitação, o cidadão é atendido com hora marcada, sem filas.

Além de todos os benefícios e facilidades geradas pela Central 156 para o cidadão, a Prefeitura de Osasco têm acesso às informações em tempo real, gerando demanda de atividades para as equipes que executam o serviço, otimizando todo o processo e eliminando a burocracia.

O serviço de remoção de entulho ou móveis em via pública é realizado por meio da Secretaria de Serviços e Obras e pode ser solicitado pela Central de Atendimento ao Cidadão – 156

Etapas para a realização do serviço:

  1. Entrar em contato com a Central 156
  2. Fornecer os dados necessários (nome completo, CPF, telefone, endereço de residência, endereço da solicitação).
  3. Anotar o número de protocolo para acompanhamento da solicitação
  4. O pedido será encaminhado ao órgão responsável que, colocará na programação para executar o chamado.
  5. O requerente poderá acompanhar a solicitação através da Central 156, fornecendo o número de protocolo.

 

Atenção: A Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana

 

Horário de atendimento: 24 horas

 

O serviço de manutenção da Iluminação pública de Osasco é realizado pela Secretaria de Serviços e Obras. e pode ser solicitado pela Central de Atendimento ao Cidadão – 156

Etapas para a realização do serviço:

  1. Para solicitar a manutenção é preciso entrar em contato com a Central 156 (fixo ou 3651-7080) ou app 156 Osasco.
  2. Fornecer os dados necessários (nome completo, CPF, telefone, endereço de residência, endereço da solicitação).
  3. Anotar o número de protocolo para acompanhamento da solicitação
  4. O pedido será encaminhado ao órgão responsável que, colocará na programação para executar o chamado.
  5. O requerente poderá acompanhar a solicitação através da Central 156, fornecendo o número de protocolo.

 

Atenção: A Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana

O serviço de manutenção da praças públicas de Osasco é realizado pela Secretaria de Serviços e Obras. e pode ser solicitado pela Central de Atendimento ao Cidadão – 156

Etapas para a realização do serviço:

  1. Para solicitar a manutenção é preciso entrar em contato com a Central 156 (fixo ou 3651-7080) ou app 156 Osasco.
  2. Fornecer os dados necessários (nome completo, CPF, telefone, endereço de residência, endereço da solicitação).
  3. Anotar o número de protocolo para acompanhamento da solicitação
  4. O pedido será encaminhado ao órgão responsável que, colocará na programação para executar o chamado.
  5. O requerente poderá acompanhar a solicitação através da Central 156, fornecendo o número de protocolo.

 

Atenção: A Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana

O serviço de poda de árvore em Osasco é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e pode ser solicitado pela Central de Atendimento ao Cidadão – 156

Etapas para a realização do serviço:

  1. Para solicitar a manutenção é preciso entrar em contato com a Central 156 (fixo ou 3651-7080) ou app 156 Osasco.
  2. Fornecer os dados necessários (nome completo, CPF, telefone, endereço de residência, endereço da solicitação).
  3. Anotar o número de protocolo para acompanhamento da solicitação
  4. O pedido será encaminhado ao órgão responsável que, colocará na programação para executar o chamado.
  5. O requerente poderá acompanhar a solicitação através da Central 156, fornecendo o número de protocolo.

 

Atenção: A Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana

A solicitação do serviço de fiscalização e retirada de caçambas em via pública é realizada somente através da Central 156, via telefone.

 

Etapas para a realização do serviço:

1.Ligar na Central 156 para registro da solicitação.

É necessário informar a descrição da ocorrência e, se possível, os dados da empresa proprietária da caçamba (nome e telefone).

  1. Aguardar a fiscalização;
  2. Após a realização da fiscalização, e caso identificado que a caçamba esteja irregular, ela será retirada.
  3. O acompanhamento da solicitação poderá ser realizado através da Central 156.
  4. Prazo: 60 dias após a solicitação da fiscalização.

 

O serviço de remoção de carro abandonado em via pública é realizado pela Secretaria de Transportes e da Mobilidade Urbana e pode ser solicitado pela Central de Atendimento ao Cidadão – 156

Etapas para a realização do serviço:

  1. Para solicitar a manutenção é preciso entrar em contato com a Central 156 (fixo ou 3651-7080) ou app 156 Osasco.
  2. Fornecer os dados necessários (nome completo, CPF, telefone, endereço de residência, endereço da solicitação).
  3. Anotar o número de protocolo para acompanhamento da solicitação
  4. O pedido será encaminhado ao órgão responsável que, colocará na programação para executar o chamado.
  5. O requerente poderá acompanhar a solicitação através da Central 156, fornecendo o número de protocolo.

 

Atenção: A Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana

O serviço de limpeza de boca de lobo e galerias é realizado pela Secretaria de Serviços e Obras e pode ser solicitado pela Central de Atendimento ao Cidadão – 156

Etapas para a realização do serviço:

  1. Para solicitar a manutenção é preciso entrar em contato com a Central 156 (fixo ou 3651-7080) ou app 156 Osasco.
  2. Fornecer os dados necessários (nome completo, CPF, telefone, endereço de residência, endereço da solicitação).
  3. Anotar o número de protocolo para acompanhamento da solicitação
  4. O pedido será encaminhado ao órgão responsável que, colocará na programação para executar o chamado.
  5. O requerente poderá acompanhar a solicitação através da Central 156, fornecendo o número de protocolo.

 

Atenção: A Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana

Você pode se dirigir a um dos oito ecopontos de Osasco.

 

Os Ecopontos, vinculados à Secretaria de Secretaria de Serviços e Obras, e com gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, são equipamentos públicos destinados à entrega voluntária de sobras da construção civil, jardinagem, produtos eletrônicos, volumosos e resíduos potencialmente recicláveis.

Os Ecopontos integram o Plano de Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12305) e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e promovem a geração de trabalho e renda, por meio das cooperativas que trabalham com coleta seletiva, e ações de educação ambiental, para garantir um bom desempenho dos serviços, humanização dos espaços, segurança e conforto aos usuários.

 

Para o descarte nos ecopontos é requisito necessário ser morador de Osasco.

 

Existe uma quantidade diária permitida por CPF e placa de veículo de 1m³ (o equivalente a aproximadamente 18 sacos de 20 litros) para o descarte de resíduos da construção civil e demolição e para resíduos de jardinagem. Durante o período de pandemia, os Ecopontos atenderão em horário diferenciado, segunda a sábado, das 8h às 16h.

 

PODE X NÃO PODE
Para saber sobre o que pode e não pode ser descartado nos Ecopontos e mini ecopontos acesse o Decreto Municipal nº 11797, de 18 de setembro de 2018. (Decreto 11797 2018 de Osasco SP (leismunicipais.com.br)

 

Os ecopontos não receberão:

I – Resíduos perigosos – aerossóis, medicamentos e suas embalagens, óleos lubrificantes e suas embalagens, lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio ou de mercúrio, agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;

II – resíduos com potencial patogênico/infeccioso- papel higiênico, fraldas, seringas, agulhas e curativos;

III – resíduos orgânicos;

IV – pneus e demais borrachas.;

V – papéis metalizados, papéis engordurados, etiquetas e fotografias.

VI – Telha de amianto, lã de vidro, gesso, tintas e suas embalagens,

VII – Cadáveres de animais;

 

Os ecopontos receberão somente:

I – Resíduos recicláveis secos – papéis (jornais, revistas, envelopes, papelão, embalagens longa vida), plásticos (excetuando aqueles empregados como embalagens dos resíduos perigosos arrolados no inciso I do Art. 7º deste decreto), metais e vidros.

II – Resíduos de construção civil cuja descarga será limitada a 1m³/dia por CPF e placa de veículo;

III – Resíduos volumosos tais como: móveis e equipamentos domésticos inutilizados, grandes embalagens e peças de madeira,

IV – Óleos de cozinha usados;

V – Resíduo vegetal, proveniente da manutenção de áreas verdes limitada à 1m³/dia por CPF e placa de veículo;

VI – Produtos eletroeletrônicos e seus componentes; e

VII – Pilhas e baterias

Unidades dos Ecopontos:

  • Jardim Mutinga – Avenida Ônix, 783
  • Novo Osasco – Rua Theodoro de Souza Brandão, 1020
  • Jaguaribe – Rua Fernando Miolin Filho, 150
  • Helena Maria – Rua Belarmino Alves da Silva, esquina com a Rua Walt Disney

Qualquer dúvida relacionada ao serviço basta ligar na Central 156 (3651-7080) para mais informações. A Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana.

Para denunciar estacionamento em local proibido basta ligar na Central de Atendimento ao Cidadão – 156.

O serviço é de responsabilidade da Secretaria de Transportes e da Mobilidade Urbana, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

 

Etapas para a realização do serviço:

  1. Para registrar a denúncia é preciso entrar em contato com a Central 156 (fixo ou 3651-7080) ou app 156 Osasco. A ligação é sigilosa.

 

  1. Fornecer o endereço do estacionamento irregular e demais informações que possam ser necessárias.
  2. Anotar o número de protocolo para acompanhamento da solicitação
  3. O pedido será encaminhado ao órgão responsável que, colocará na programação para executar o chamado.
  4. O requerente poderá acompanhar a solicitação através da Central 156, fornecendo o número de protocolo.

 

Atenção: A Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana

A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

De acordo com a Lei, a educação infantil deve ser oferecida em creches para as crianças de 0 a 3 anos, e em pré-escolas para as crianças de 4 e 5anos.  A solicitação de vagas em creches é feita por meio da Secretaria de Educação de Osasco. Veja abaixo como proceder:

 

Etapas para a realização do serviço:

1.As inscrições para preenchimento das vagas do próximo ano letivo começam sempre a partir do início de outubro. Ano corrente podem ser realizadas em qualquer data.

  1. Comparecer na Secretaria de Educação/Central de Vagas das 8h às 15h. Não há necessidade de agendamento. Antes de se dirigir ao local pode consultar como está o atendimento por meio do telefone:(11) 3651-9404.

A Secretaria de Educação está localizada na Rua Eclísio Viviani, 126 – Vila Campesina.

Necessário apresentar todas as documentações necessárias e um número de telefone celular ou telefone fixo para confirmação da vaga.

 

Também é possível fazer a inscrição em todas as unidades escolares – das 8h às 17h.

A relação dos endereços das unidades escolares pode ser acessada por meio deste link: https://osasco.sp.gov.br/secretaria-de-educacao/#1637764002217-f5bcadff-71c8

 

Documentação na inscrição:

  • Documento com foto do responsável pelo aluno;
  • Certidão de nascimento da criança;
  • Carteira de vacinação atualizada;
  • Comprovante de residência no nome do responsável pelo aluno (mãe, pai ou responsável legal);
  • Números de telefones para contato atualizados;
  • Se a criança possuir alguma deficiência, apresentar laudo médico;
  • Se fizer parte do Programa Bolsa Família, apresentar cartão do programa, juntamente com o último extrato;

Documentação na matrícula:

  • Todos da inscrição
  • Declaração de serviço do Pai e Mãe,
  • RG de terceiros autorizados pelos pais para retirar a criança da unidade.

3.prazo e local para realização da matrícula

O responsável pelo aluno será comunicado por telefone da confirmação da vaga e terá 1 (uma) semana para a efetivação da matrícula na unidade de ensino escolhida, munidos das documentações necessárias, no período de segunda a sexta, das 8h às 17h. Não há necessidade de agendamento.

Requisitos Necessários:

Tem direito a credencial de estacionamento para idoso emitido pelo DEMUTRAN pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, ser condutor ou passageiro de veículo automotor e residente no município de Osasco.

Etapas para a realização do serviço:

1.Realizar o agendamento para atendimento no site da Central 156 Link: http://servicos.156.osasco.sp.gov.br:9197/demutran-web/

  1. Na data e hora agendada, comparecer ao DEMUTRAN, munido dos documentos listados acima.

Observações: Prioridade para a ordem de chegada das solicitações. Por se tratar de um serviço oferecido a um público que é prioritário.

Locais onde dar entrada: Rua Elias Zamlut, 70 Vila Osasco. Telefone: 3654-3102/ 3682.6224 /

Documentos necessários: Original de documento de identidade oficial (RG, CPF, CNH ou equivalente), original de comprovante de endereço atual em nome do munícipe.

Horário de atendimento: 9h às 16h

Prazo: 07 (sete) dias corridos.

No site da Prefeitura há uma página onde constam todas as dúvidas relacionadas ao Programa Nosso Futuro.

Acesse: https://osasco.sp.gov.br/nossofuturo/

Caso sua dúvida não tenha sido solucionada no site, entre em contato com nossa Central 156 (fixo ou 3651-7080).

Atenção: A Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana.

No site da Prefeitura há uma página onde constam todas as dúvidas relacionadas ao Programa Nosso Futuro.

Acesse: https://osasco.sp.gov.br/nossofuturo/

Caso sua dúvida não tenha sido solucionada no site, entre em contato com nossa Central 156 (fixo ou 3651-7080).

Atenção: A Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana.

No site da Prefeitura há uma página onde constam todas as dúvidas relacionadas ao Programa Nosso Futuro.

Acesse: https://osasco.sp.gov.br/nossofuturo/

Caso sua dúvida não tenha sido solucionada no site, entre em contato com nossa Central 156 (fixo ou 3651-7080).

Atenção: A Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana.

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