Prefeitos da região apresentam demandas ao ministro do Turismo

Texto: Olga Liotta
Imagens: Marcelo Deck

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, intermediou no final da tarde de segunda-feira, 30/8, reunião com o ministro do Turismo, Gilson Machado (que estava de passagem pelo Estado de São Paulo cumprindo compromissos de agenda), a pedido dos prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE) para apresentar pautas relacionadas ao turismo regional.

Estavam presentes os prefeitos Josué Ramos (Vargem Grande Paulista), Marcos Neves (Carapicuíba) e sua vice-prefeita, Gilmara Gonçalves, Dany Wilian Floresti (Pirapora do Bom Jesus) e Rodrigo Andrade (Araçariguama), entre outras autoridades.

Na ocasião, foram apresentadas ao ministro diversas pautas, entre elas o pedido de apoio do Ministério do Turismo para a realização da I Feira de Turismo da Região Oeste, a “Expo Turismo 2022”, prevista para acontecer em abril do próximo ano.

O evento reunirá agentes de vários setores do segmento turístico dos municípios, como hotelaria, gastronomia, viagens e tende a movimentar a economia da região. Cotia, Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Vargem Grande Paulista e Osasco integram o Consórcio.

Os prefeitos do Cioeste também manifestaram o interesse do Cioeste em ser sede do escritório regional da Organização Mundial do Turismo na América Latina, em razão da importância socioeconômica das onze cidades, que geram uma economia de mais de 2,5% do PIB Nacional.

Machado colocou-se à disposição dos prefeitos e ressaltou que o Turismo é um dos caminhos para alavancar a economia nas cidades nesse período e que, a cada R$ 1,00 investido, o retorno às cidades é imenso.

Temos várias ações desenvolvidas na área da saúde e a crise sanitária, ações de infraestrutura, com quase R$ 1 bilhão já investidos em obras no país. Só da Lei Aldir Blanc foram mais de R$ 13 bi investidos para apoio aos artistas brasileiros. Estamos trabalhando na aceleração e incentivo ao turismo com o programa ‘Não cancele, Remarque!’. Estamos zerando os estoques de obras que estavam paradas e muitas delas já foram entregues. A mais recente, aqui no Estado de São Paulo, por exemplo, foi a entrega da revitalização do Paço Municipal e do Sobrado dos Toledos, em Iguape/SP”, comentou Machado.