Notebooks com conectividade são entregues a alunos da rede municipal

Desenvolvimento Econômico e Inovação, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico

Texto: Francine Maia

Imagens: Caio Henrique / Larissa Pires

O sonho começa a virar realidade. No sábado (27/5), a Prefeitura de Osasco iniciou a entrega dos notebooks do Conecta Oz, projeto que tem o objetivo de promover a integração e a inclusão digital para 24 mil alunos e docentes da rede municipal de ensino, por meio da distribuição de kits de equipamentos educacionais.

O marco histórico teve início no Ginásio de Esportes Professor José Liberatti, em Presidente Altino, com a entrega inicial para 1.690 alunos do 5º ano. Acompanhados de mães, pais e responsáveis, as crianças receberam dentro dos kits os notebooks com extensor USB, modem para acesso à internet, fone de ouvido, mouse e fonte bivolt.

Para celebrar a conquista que ampliará o ambiente educacional e irá potencializar a experiência de aprendizagem para alunos e professores, aconteceram apresentações de personagens, como o Capitão América, Homem-Aranha, Mulher Maravilha e Cinderela, e espetáculos do palhaço Pernalta e do mágico Ossamá Sato, circenses com arcos, malabares, bambolês e um robô gigante que animaram a criançada.

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, fez questão de destacar em sua fala, a importância da entrega dos notebooks com conectividade para a rede municipal de ensino e como isso trará avanços no aprendizado. “Estamos fazendo uma entrega muito importante para nossa cidade. Sempre quis que nossas crianças da rede municipal tivessem os mesmos acessos da rede particular, com bons uniformes e materiais escolares, merenda de qualidade, mochila, que eles pudessem ter playgrounds, lousas digitais em sala de aula e a cada dia que passa nós ampliamos nossos sonhos. E agora mais um sonho vira realidade: nossas crianças terão computadores com conectividade em casa. O que nós não tivemos, nós queremos que nossos filhos tenham e eles terão”, afirmou.

Os estudantes terão acesso a uma ampla variedade de ferramentas, conteúdos e jogos que complementam suas atividades em sala de aula. Os equipamentos terão recursos inovadores, incluindo softwares de comunicação, ferramentas educacionais e soluções de apoio pedagógico.

“Esse projeto é feito a muitas mãos. Hoje chegamos aqui muito felizes por entregar essa ferramenta e eu não poderia deixar de agradecer todos os servidores da Secretaria de Educação. Queremos diminuir o déficit que alunos tiveram na pandemia. E não posso deixar de relembrar que todas as manhãs de segunda-feira eu recebia a mesma mensagem do prefeito que era ‘como estão os notebooks?’, então sempre tive certeza que ele foi o que mais acreditou porque sabia o que essa entrega significaria para nossa rede municipal, principalmente para os alunos mais humildes”, disse o secretário de Educação, Cláudio Piteri.

O projeto Conecta OZ traz novas oportunidades e aprimora as condições de ensino e aprendizagem, beneficiando toda a comunidade escolar. Além disso, garante a disseminação e o uso efetivo da tecnologia para a educação, preparando os estudantes para o futuro digital.

Para o aluno do 5º ano da Emeief Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, Guilherme Oliveira Silva, 10 anos, o recebimento do notebook é uma oportunidade para se preparar ainda mais para o futuro. “Estou animado por ter recebido o notebook. A primeira coisa que farei chegando em casa é abrir o computador e ver se já tem atividade da escola para estudar”, disse.

Já a mãe de Guilherme, Elisângela Vicente de Oliveira, 49 anos, afirmou que muitas oportunidades que os pais não tiveram, os filhos terão. “Muito bom para eles se prepararem e terem mais conhecimento, saber mexer melhor com computadores, com a internet e com esses meios é importante para qualquer pessoa. Minha expectativa é que com esse notebook ele vai se apegar mais aos estudos e o aprendizado será ainda melhor”, declarou.

Também estiveram presentes durante o início da entrega dos notebooks os secretários municipais Luciano Camandoni (Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico), Sérgio Di Nizo (Governo), Ribamar Silva (Casa Civil), Waldyr Ribeiro (Serviços e Obras), Rofoldo Cara (Esporte, Recreação e Lazer), Thiago Silva (Comunicação), Eder Alberto Ramos Máximo (Planejamento e Gestão), Paulo José dos Santos Magalhães (Cultura), Cláudio Henrique da Silva (Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Fábio Grossi (Chefia de Gabinete), o deputado estadual, Gerson Pessoa, o presidente da Câmara dos Veradores, Carmônio Bastos, os vereadores Rodrigo Gansinho, Josias da Juco, Batista Comunidade, Ralfi Silva, Délbio Teruel, Fábio Chirinhan, Julião Soares, Pelé da Cândida, Lúcia da Saúde, Zé Carlos Santa Maria, entre outras autoridades.