Eventos de xadrez marcam festejos de Osasco

Esportes

Texto: Giane Vieira
Imagens: Serel/PMO

Em parceria com a Escola de Xadrez França Garcia, a Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer (Serel) da Prefeitura de Osasco realizará dois eventos para comemorar os 60 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

De 18 a 20/02 acontece o IRT Osasco 60 anos, que irá homenagear, em memória, a professora Ilma José de Carvalho, que atuou no xadrez da cidade por cerca de 30 anos.

Ilma ensinou xadrez nas escolas em meados dos anos 70 e, posteriormente, foi professora de iniciação na França Garcia. A partir dos anos 90, atuou como coordenadora de xadrez escolar da Secretaria da Educação, onde aposentou-se.

O IRT já está com as inscrições encerradas e sessenta enxadristas se enfrentarão em seis rodadas. Mais informações em https://chess-results.com/tnr603755.aspx?lan=10

O outro evento, o Magistral Osasco 60 anos, Memorial Paulo Sérgio de Resende, acontece de 19 a 27/02.

Paulo defendeu Osasco por mais de 40 anos. Participou de duas conquistas significativas por equipes: os Jogos Abertos do Interior, de 1982, realizado em Rio Claro, e o de 1984, em Araçatuba. Em ambas a equipe foi campeã.

Paulo faleceu em 2021, vítima da Covid 19, aos 60 anos. Ele era de uma família de enxadristas de Osasco e irmão de Antonio Resende, mestre internacional, que trabalhou como professor na Escola de Xadrez de 1985 a 2005, e de Sidnei Resende, um dos participantes do IRT.

O Magistral terá dez jogadores titulados: três grandes mestres, quatro mestres internacionais e três mestres Fide. Será uma luta intensa por normas diversas: de mestre e grande mestre.

Entre os participantes, três osasquenses: Sílvio Pereira, Renato Quintiliano e Júlia Alboredo. Sílvio, veterano, é destaque desde o início dos anos 70, quando era um dos melhores jogadores infantis brasileiros. Renato corre atrás da sua terceira e definitiva norma de mestre, e Júlia, um dos nomes mais comentados recentemente, busca sua segunda de grande mestre feminina e joga na condição de melhor jogadora brasileira da atualidade. Destaque para a participação do grande mestre Luís Supi, atual campeão brasileiro absoluto.

O evento será transmitido em tempo real pelas principais plataformas de xadrez do mundo: Chess24, Chess.com, Lichess, Followchess, etc.

Mais detalhes em: https://chess-results.com/tnr603740.aspx?lan=10

‘’Esses eventos são importantes para trazer mais visibilidade para a modalidade, além de homenagear e destacar grandes nomes do xadrez de Osasco”, avalia o secretário de Esporte, Rodolfo Cara.