Em Osasco, alunos fazem simulados para avaliação da qualidade de ensino

Texto: Rafaela Anastácio
Imagens: Fernanda Cazarini

Alunos da rede municipal de ensino de Osasco estão sendo preparados para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), prova que analisa a qualidade de ensino das redes municipais e estaduais e compõe, com o Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador de média de desempenho nas avaliações e fluxo escolar. Por meio de simulados com questões objetivas de Matemática e Língua Portuguesa, os estudantes se preparam para a experiência de fazer a prova.

Desde março, a Secretaria de Educação tem aplicado simulados em todas as unidades de ensino fundamental e, em junho, fará um exclusivamente para alunos do 5º ano. As unidades de ensino têm autonomia para aplicar os testes de acordo com o planejamento de cada uma.

Na sexta-feira, 26/5, a EMEF Luciano Felício Biondo aplicou questões de Língua Portuguesa para os estudantes, o sexto simulado do ano.

No final do ano, a avaliação será feita por alunos que passaram por condições atípicas de ensino devido à pandemia de Covid-19, sobretudo o ensino à distância. Portanto, trata-se de um desafio a ser enfrentado.

“São alunos que voltaram para a sala de aula após dois anos de pandemia, têm defasagem de aprendizado e não estão acostumados com esse estilo de prova”, disse a coordenadora pedagógica da instituição, Viviane Dias Quiorato.

O método de ensino, com simulados a cada duas semanas, busca não apenas prepará-los para a avaliação do SAEB, mas para quaisquer provas que possam encontrar no meio acadêmico e fora dele.

“A ideia é mostrar para as crianças o que vão encontrar pela frente, para que se sintam preparadas e confortáveis na hora de fazer esse tipo de prova”, reforçou a coordenadora pedagógica.

Os alunos já puderam mostrar considerável evolução em relação ao primeiro simulado e ainda mencionaram a importância de se prepararem para o futuro.

“Esses simulados são muito importantes para o desenvolvimento da criança e para o futuro. Eu me sinto mais confiante e quero arrasar na prova do SAEB no fim do ano”, disse Bernardo Sales Mariano, 10 anos.

Osasco possui um histórico de notas altas no IDEB, destacando-se positivamente no desempenho em avaliações. Os alunos mostraram-se animados e empenhados em continuar com a tradição.

“Estamos acompanhando nossos alunos nesse processo de avaliação, oferecendo todo o suporte que eles precisam. Além disso, temos feito diversos investimentos na Educação, buscando oferecer um ensino de qualidade, com boa formação para enfrentar o futuro e seguirem o ciclo escolar com mais confiança e conhecimento”, ressaltou o secretário de Educação, Cláudio Piteri.