Show de 1º de Maio atrai mais de 15 mil pessoas ao Rochdale

Texto: Juliana Oliveira
Imagens: Marcelo Deck

A grande festa do Dia do Trabalhador, no domingo, 1º de maio, levou mais de 15 mil pessoas para o Rochdale. O evento realizado em parceria com a Rádio Massa FM, totalmente sem custo para o poder público, celebrou a geração de empregos na cidade e marcou o retorno dos trabalhadores para as tradicionais comemorações após uma pausa de 2 anos em razão da pandemia de covid-19.

A comemoração especial foi cheia de atividades e atrações musicais atrás do Estádio do Rochdale. Famílias inteiras cantaram, dançaram e se divertiram ao som de cantores como Eduardo Costa, Gustavo Mioto, Rio Negro & Solimões, Lauana Prado, Léo Magalhães, Ícaro & Gilmar e Humberto & Ronaldo.

Acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins, de secretários, do presidente da Câmara de Osasco, Ribamar Silva e de demais vereadores, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, destacou que a cidade tem muitos motivos para comemorar, principalmente porque foi a que mais gerou empregos no Brasil em 2021.

Segundo dados do Cageg (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, Osasco encerrou o ano com saldo positivo de mais de 100 mil novos postos de trabalho, resultado do trabalho realizado pela Prefeitura de Osasco, por meio das secretarias de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico e de Emprego, Trabalho e Renda.

“Nesse 1º de Maio, a cidade que mais gerou empregos tem muito o que comemorar. Tivemos saldos positivos de emprego e muitas empresas se consolidaram em Osasco. Também estamos felizes em poder nos reunir depois de dois anos, Deus permitiu esse encontro. Gostaria de agradecer a todos por essa grande festa e agradecer a todas as mulheres, em nome da minha esposa Aline Lins e dizer que ao lado de um grande homem, sempre existe uma grande mulher”, finalizou.

O evento também teve sua função social. A entrada foi gratuita, mas quem quisesse poderia entregar alimentos não perecíveis na tenda de atendimento do Fundo Social de Solidariedade. E, mesmo com doação voluntária, foram arrecadados 697 kg de alimentos que serão destinados ao FSS e revertidos às famílias em situação de vulnerabilidade.

A Prefeitura também levou tendas com orientações sobre serviços, programas e projetos municipais para o local do show. O objetivo era levar esclarecimento e orientar a população. Quem foi ao local pode conferir ações desenvolvidas pela Defesa Civil, Controladoria, e das secretarias municipais de Obras, Trânsito e Mobilidade Urbana, Saúde e Assistência Social. A Secretaria de Educação, por exemplo, apresentou projetos e programas que são desenvolvidos na pasta, como a mesa interativa usada nas EMEIS, a divulgação do Portal do Aluno, os iPads usados na educação infantil, além de um workshop para os pais conhecerem tudo o que está sendo usado na rede municipal de ensino.

Agentes do Nosso Futuro, da Secretaria de Planejamento, também circularam pelo local tirando dúvidas do programa municipal que atende famílias em situação de vulnerabilidade social com valores que variam entre R$100,00 e R$225,00, pagos num cartão alimentação.

Na tenda da Secretaria de Saúde foram oferecidos testagem rápida para Covid; orientação e auto teste de HIV; orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis; orientação e demonstração em relação à dengue, ao ciclo do mosquito e formas de evitar os criadouros; também foram montados três Postos Médicos distribuídos em pontos estratégicos do show para o atendimento de urgência e emergência do público presente, além das bases do SAMU para atender a urgências.