Relicário de Santo Antônio e imagem centenária percorrem o Paço Municipal

Olga Liotta
Imagens: Marcelo Deck

Na manhã de terça-feira, 15/6, dois dias após as comemorações do Dia de Santo Antônio, padroeiro de Osasco, foi iniciada a peregrinação do Relicário de Santo Antônio com partes do corpo de Antônio de Pádua (ou Antônio de Lisboa, também conhecido como Santo Antônio), juntamente com a imagem centenária do santo, trazida diretamente da Itália para Osasco, em 1920. O Paço Municipal foi o primeiro local a ser visitado, e a peregrinação segue até o dia 29/6 percorrendo, além da Prefeitura, diversos órgãos públicos e entidades, como a Câmara Municipal, Batalhão do Exército, entre outros lugares. A ação integra as comemorações dos 91 anos da Catedral de Osasco.

A cerimônia, realizada na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva (antiga Sala Osasco), contou com a presença de Dom João Bosco (Bispo Diocesano de Osasco), Monsenhor Claudemir (Pároco e Vigário Geral da Diocese de Osasco) e os vigários da Catedral de Santo Antônio, padres Thiago Jordão da Silva e Rodrigo Souza Carvalho, da Catedral de Osasco, o prefeito Rogério Lins, que estava acompanhado pela primeira-dama, Aline Lins, e da vice-prefeita, Ana Maria Rossi, e todo o secretariado municipal.

Embora seja uma celebração religiosa, o ato tem cunho histórico, pois a imagem de Santo Antônio foi cedida pela primeira comissão de obras da Catedral àquela que seria a primeira igreja do município brasileiro de Osasco, localizada na avenida de mesmo nome do santo, nº 1090, na Vila Osasco.

Dom João Bosco explicou que a peregrinação de Santo Antônio é um fato novo na cidade, pois a imagem tem um imenso valor histórico, no qual permite aos fiéis reviverem os passos de Jesus, por meio dos ensinamentos do Padroeiro, fiel anunciador de suas palavras e ações.

Santo Antônio serviu aos mais necessitados e esse servir faz parte do nosso objetivo, que é servir o povo. Convido todos vocês a participarem dessa peregrinação e a também a seguir os passos de Santo Antônio”, disse Dom João, agradecendo ao prefeito por todo o apoio.

Após o Evangelho de São Lucas (Lc 10,1​-9) que diz “a messe é grande, mas os operários são poucos”, ser lido pelo padre Thiago, Monsenhor Claudemir reforçou que os tempos são difíceis e os desafios da vida ainda maiores e, como diz na palavra, é preciso anunciar a boa nova (evangelho) às pessoas para que o amor de Deus e a salvação alcance o maior número de pessoas possível.

Essa procissão rodoviária que realizamos (Catedral) no domingo, 13/6, dia de Santo Antônio, foi tão boa para nosso povo osasquense. Em mais de 30 anos de ministério nunca vi nada igual. Muitas manifestações dos fiéis expressadas de várias formas e gestos, demonstram que conseguimos levar um momento de paz e esperança às pessoas. Essa pandemia desafia a todos e tem trazido muitos prejuízos financeiros e psicológicos. Pode ser que demore um tempo até encontrar-se a cura, mas enquanto isso, precisamos nos transformar por meio do Espírito Santo de Deus, o mesmo espírito que conduziu Santo Antônio e nos levar à uma vida de oração, no amor à família e ao próximo, e às obras de generosidade”, comentou.

O prefeito Rogério Lins, por sua vez, agradeceu por esse importante ato e destacou: “Nós somos escolhidos para esse tempo desafiador e temos que levar amor às pessoas, seja qual for a nossa fé ou religião. Vamos nos colocar como Santo Antônio, servindo e levando a palavra de Deus com amor, carinho e respeito e fazer a diferença na vida de cada um”.

Não devemos viver para nós, mas para os outros”, finalizou o vereador Rogério Santos, representando a Câmara Municipal.

Ao final do evento foi dada a benção e o relicário com partes do corpo de Santo Antônio e a Imagem centenária do santo seguiram levando a benção aos fiéis em todos os departamentos do Paço Municipal e do Fundo Social de Solidariedade.

Acompanhe a história e ações da Catedral de Osasco no site https://catedraldeosasco.com.br/historia