Programa Nossa História celebra Dia da Bandeira

Cultura, Governo

Texto: Olga Liotta
Imagens: Fernanda Cazarini

A celebração ao Dia da Bandeira marca o início de uma série de eventos que acontecerão entre os dias 7 e 19/11 em Osasco. O ato é promovido pela Frente Parlamentar Nossa História, da Câmara Municipal, juntamente com a Prefeitura.

Na abertura oficial da solenidade, realizada em frente ao Paço Municipal, três secretários municipais foram homenageados: Vitória Silvestre (Infância e Juventude), Débora Lapas (Políticas para Mulheres e Promoção da Diversidade) e Waldyr Ribeiro Filho (Serviços e Obras).

Os secretários homenageados ressaltaram a importância de manter viva a história da cidade e o legado de seu povo. O hasteamento da bandeira do Brasil ficou a cargo do secretário de Serviços e Obras, Waldyr Ribeiro Filho, enquanto as bandeiras do Estado de São Paulo e de Osasco foram hasteadas por Vitória Silvestre e Débora Lapas, respectivamente.

O ato cívico contou com a participação do poeta Luís Tamborilando, que prestou homenagem à Bandeira Nacional declamando uma poesia, e da Banda da Polícia do Exército, sob a regência do Maestro 1º Sargento Lourenço Silva, que fez o instrumental do Hino Nacional Brasileiro (de letra de Joaquim Osório Duque-Estrada e música de Francisco Manuel da Silva) e do Hino de Osasco, obra dos autores José Pessoa e Thelma de Vasconcelos.

Também estiveram presentes o tenente-coronel Cardoso, do 2º Batalhão de Polícia do Exército (BPE), o vereador e presidente da Frente Parlamentar Nossa História, Josias da Juco, acompanhado do vereador Adauto Tôtô, representando o presidente da Câmara Municipal, Carmônio Bastos, Fábio Grossi, chefe de Gabinete, representando o prefeito de Osasco, Rogério Lins, o ex-vereador Sebastião Bognar, idealizador do Programa Nossa História, representantes da Secretaria de Educação, da Ordem dos Emancipadores de Osasco, e várias forças de segurança, servidores, entre outros.

O evento marca também os 61 anos de emancipação político-administrativa de Osasco e os 201 anos da Independência do Brasil.

Serviço

A programação terá ainda diversas edições especiais do Programa Nossa História em alusão ao Dia da Bandeira agendadas para acontecer em diferentes locais, como:

Dia 09/11 (quinta-feira), na EMEF Marechal Bittencourt/Centro; dia 14/11 (terça-feira), no Colégio Peres – IAPI; dias 16/11 (quinta-feira) na Câmara Municipal de Osasco e 17/11 (sexta-feira) no 2º Batalhão de Polícia do Exército, no Jardim Aliança.

No Dia da Bandeira, 19/11 (domingo), às 12h, a população poderá participar do ato de hasteamento das bandeiras no dispositivo em frente ao Osasco Plaza Shopping (Calçadão da Rua Antônio Agú).

Bandeira Nacional

É um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelecido pela Constituição do país. Os outros símbolos da República são o Hino Nacional Brasileiro, as Armas Nacionais e o Selo Nacional.

A Frente Parlamentar Nossa História visa despertar na população a importância da Bandeira do Brasil e do Hino Nacional Brasileiro e garantir às futuras gerações o conteúdo histórico de Osasco, assim como do Brasil.