Professora de Osasco é destaque em reportagem sobre Paulo Freire

Osasco

Texto: Kelly Cerqueira
Foto: Fernanda Cazarini

Professora da rede municipal de ensino de Osasco, Nilma Sladkevicius Castellani, vencedora do Prêmio Educador Nota 10, foi destaque no telejornal do SP1 da Rede Globo na segunda-feira, 20/9. A reportagem exibiu o centenário do pernambucano educador Paulo Freire, que entre as suas diversas contribuições para a educação, construiu um método pedagógico inovador, sendo referência em dezenas de países e patrono da educação brasileira.

Durante a reportagem, a professora Nilma destacou sua alegria em lecionar na EMEF Luiz Bortolosso, localizada no Jardim Rochdale. “Estou representando os estudantes da educação de jovens e adultos do nosso município, representando os nossos professores, que batalham muito para realizar esse trabalho lindo de alfabetização. É importante eu poder falar sobre o valor da EJA na nossa cidade”, disse.

Na ocasião, a professora enfatizou que os alunos não sabiam ler e escrever, e após ingressarem na EJA, citou exemplos, que os mesmos estudantes já conseguem ler o destino do ônibus e preencher ficha de emprego, sem precisar da ajuda de outras pessoas. “É uma felicidade imensa perceber e acompanhar essa transformação na vida deles”, explicou.

O secretário de Educação, Cláudio Piteri, salientou a importância do legado de Paulo Freire na educação mundial e destacou ainda os excelentes profissionais que trabalham na educação municipal de Osasco: “A professora Nilma representa o trabalho comprometido dos docentes que atuam nas escolas da nossa cidade”.

Além disso, o currículo educacional da EJA utiliza o método de ensino freiriano, que tem auxiliado na alfabetização. “A metodologia de ensino tem formado cidadãos questionadores e transformadores da realidade. Contudo, os professores atuam como mediadores que sabem escutar e promover este processo de formação, gerando confiança entre os educandos e valorizando o conhecimento que este traz para a sala de aula”, concluiu.

Confira a reportagem que homenageou o centenário e legado do educador Paulo Freire, registro de sua biografia e obra. A matéria traz ainda depoimentos da esposa Ana Maria Araújo Freire, Mario Sergio Cortella, Sérgio Haddad, professora Nilma Sladkevicius Castellani e estudantes da EMEF Luiz Bortolosso. Acesse o link: (https://globoplay.globo.com/v/9874697/ ).

Informações / Prêmio Educador Nota 10

O projeto
Um sorriso negro, um abraço negro” foi o nome do trabalho desenvolvido pela professora Nilma na disciplina de língua portuguesa da EJA do Ensino Fundamental da EMEF Luiz Bortolosso. No projeto, alunos entre 24 e 71 anos participaram de uma série de atividades abordando preconceito, diferenças raciais e os estigmas que nascem a partir deles, despertando o interesse pela leitura e escrita nos estudantes.

A professora Nilma propôs a leitura em grupo de biografias de personalidades negras e incentivou a produção de autobiografias, considerando os conhecimentos e características individuais de cada estudante. Com o sucesso do projeto, ocorreu um aumento da procura pela EJA na escola, sendo necessária a abertura de uma segunda turma nessa modalidade de ensino.

Educador Nota 10
Com 4.876 inscrições recebidas em 2019, o prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita e, desde 2014, promove a premiação em parceria com o Grupo Abril, a Globo e a Fundação Roberto Marinho. A premiação homenageia professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.