Prefeitura entrega nova UBS do Jaguaribe

Osasco
Texto: Talita Castro
Imagens: Marcelo Deck

A Prefeitura de Osasco entregou à população na segunda-feira, 11/5, a nova UBS do Jardim Jaguaribe. A unidade foi construída no mesmo terreno da anterior, a UBS Carolina Maria de Jesus, que fica na Rua José de Almeida Vargas, 122. A obra foi realizada em parceria com a Uninove.

A decisão pela construção da nova unidade ocorreu durante o processo de reforma. A prefeitura optou pela construção para que pudesse fazer as adaptações necessárias ao projeto e ampliar a capacidade de atendimento.

O novo espaço tem 417,53m² de área construída. A UBS conta com recepção, banheiros feminino, masculino e adaptado para cadeirante, salas para enfermagem, curativos, medicação, inalação e administração, dois consultórios, odontologia, familiar, pediatria, ginecologia, vacina e farmácia.

Na área externa conta com acesso adaptado, iluminação, gradis e calçamento, além de 80m² de área construída para playground, ao lado uma mini praça que ganhou o nome de Francisco Aurélio Pereira, frequentador assíduo da UBS e que faleceu há 9 meses. A UBS tem acesso por rampa e estacionamento com capacidade para 14 vagas.

Na parte clínica serão quatro clínicos, um clínico estrategista familiar, dois dentistas, dois pediatras e um ginecologista. A unidade funcionará das 7h às 20 horas, de segunda a sexta-feira.

O prefeito agradeceu os esforços das equipes de saúde no atendimento durante a pandemia de coronavírus. “Quero agradecer a todos os servidores por cuidar dos pacientes com carinho. Os senhores estão de parabéns pelo atendimento prestado aos pacientes com coronavírus”, disse. O prefeito também informou que “estamos abastecidos com todos os medicamentos e cumprindo todos os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde utilizando a hidroxicloroquina, azitromicina e tamiflu, anticoagulantes entre outros procedimentos, para a cura desses pacientes”, finalizou.

Outras medidas da Saúde

No segundo semestre de 2019, a Prefeitura de Osasco lançou um pacote de obras para reformar as 35 UBSs do município, sendo que dessas, além da nova unidade de Jaguaribe, outras seis já foram revitalizadas: Vila Yolanda, Padroeira, Munhoz Júnior, Vila Menck, Olaria do Nino e Metalúrgicos. A prefeitura também entregou uma nova UBS em Presidente Altino.

As melhorias também chegaram nas unidades de urgência e emergência. Em janeiro, a Prefeitura entregou a reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro, que recebeu nova pintura, instalações hidráulicas e elétricas, com iluminação de lâmpadas Led, aparelhos de ar-condicionado para as áreas de recepção, salas de espera e corredores dos consultórios, placas de informação e identificação visual interna e painéis externos, novos mobiliários e equipamentos médicos.

Dentre os investimentos já realizados na estratégia de ação de combate à covid-19 estão a criação dos Centros de Terapia Intensiva para atender pacientes com casos suspeitos e confirmados da doença. Foram criadas unidades fixas para que, após o período de pandemia, as estruturas sejam utilizadas pela população.

Integram essas unidades fixas as unidades:

● Centro de Terapia Intensiva do Pronto-Socorro Santo Antônio – 30 novos leitos

● Centro de Terapia Intensiva do Pronto-Socorro Osmar Mesquita – 20 novos leitos

● Centro de Terapia Intensiva do Pronto-Socorro do Jardim D’Abril – 40 novos leitos

● Centro de Terapia Intensiva – Hospital Antônio Giglio – 58 novos leitos

● Centro de Terapia Intensiva – Hospital Regional (parceria com o governo do Estado) – 20 novos leitos

● Hospital de Campanha da Policlínica Zona Norte – criação de 70 leitos (podendo chegar a 200 leitos, se necessário).