Prefeitura contrata 100 por meio do Programa Jovem Aprendiz

Osasco

Texto: Olga Liotta
Fotos: Marcelo Deck

Um novo capítulo na história de vida de 100 jovens osasquenses, com idades entre 16 e 22 anos, integrantes do Programa Jovem Aprendiz Trabalhador, começou a ser escrito a partir do dia 30/5. É que eles começaram a atuar em uma das quatro áreas mais demandadas da Prefeitura: Administração, Auxiliar de Contabilidade, Logística e Desenvolvedor de Sistemas.

Para a maioria desses jovens esse é o primeiro emprego e muitos estão radiantes de alegria com a conquista. Eles exercerão atividade laboral de 6 horas quatro dias da semana e um dia será destinado a cursos de qualificação profissional.

Terão ainda a experiência profissional comprovada em carteira de trabalho, receberão um salário (bolsa), vale transporte e vale alimentação. Uma vez no mês também participarão de atividades extra aprendizagem, de cunho cultural e multisetorial, com visitas aos museus, parques, exposições, entre outros.

O programa é uma parceria da Associação ProJov de Osasco (Programa Rotário para Jovens) com a Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda da Prefeitura de Osasco, atende a Lei da Aprendizagem nº 10.097/2000, e concede uma oportunidade de emprego, na modalidade aprendizagem, para estudantes regularmente matriculados e que venham frequentando o ensino formal e contempla um ano de contrato.

O prefeito Rogério Lins participou da cerimônia de boas-vindas, realizada na sede do Projov, que fica na Rua Olavo Bilac, nº 700, Km 18, e desejou boa sorte a todos.

“Tenho orgulho de ser amigo dos rotarianos. É uma instituição que dá muito orgulho para todos nós. Agradeço o nosso Legislativo pela parceria e à equipe da Secretaria de Emprego por desenvolver esses programas transformadores de vida. O que me deixa mais feliz é saber que vocês estão tendo uma grande oportunidade e, se souberem aproveitar, poderão ir longe. Nunca desistam de seus sonhos e procurem pessoas dispostas com o seu propósito de crescimento, façam boas escolhas e sigam em frente”, disse.

Os jovens foram selecionados com base em critérios sociais, entre os quais ser de família de baixa renda, estar em situação de acolhimento institucional, ter cumprido medida socioeducativa, ser egresso da Fundação Casa e do trabalho infantil.

O programa foi aprovado pela Câmara Municipal e regulamentado em 2017. Osasco é a primeira cidade do Brasil a ter Jovem Aprendiz contratado pela Prefeitura. Ao todo serão contratados 200 aprendizes, entre 2022 e 2023.

“Esse ano foram habilitados 100 no programa. Em 2023 serão mais 100. Eles exercerão atividade laboral na administração pública durante o período de 12 meses e, após esse período, a Secretaria de Emprego intermediará essa mão de obra qualificada com empresas parcerias do Portal do Trabalhador”, explicou o secretário da Pasta, Gelso Lima.

Osasco conta ainda com o “Começar”, destinado a jovens de 18 a 24 anos, negros ou pardos, que estejam desempregados. Mais de 200 jovens já foram beneficiados e alguns estão trabalhando em grandes empresas, como a Nubank.

A jovem Raíssa S. 16, do Jardim D’Abril, estava ansiosa. Ela conheceu o Projov por meio da tia. “Me inscrevi e passei na segunda chamada. Estou no segundo ano do ensino médio e acredito que esse emprego vai ajudar muito no meu currículo e na minha vida”.

Para Renan M, 16, do Jardim Veloso, sua vida agora terá novo significado. “Nunca trabalhei, então creio que vou aprender bastante e me desenvolver profissionalmente”.

Participaram do evento secretários municipais, vereadores, o superintendente da Projov, Wilson Negrão, diretores da Fundação Casa, pais e familiares dos jovens.