Prefeito pede a munícipes que ajudem a manter a cidade limpa

Osasco

Texto: Marco Borba
Imagens: Marcelo Deck

Durante reunião do “Mutirão Amor por Osasco” com moradores de Vila Menck, Parque Industrial Mazzei e Jardim Mutinga, terça-feira, 31/05, na Emef Elio Parecido da Silva, no Jardim Platina, o prefeito Rogério Lins pediu que todos os munícipes ajudem na manutenção da cidade ao não jogar entulho nas vias públicas. Tal atitude resulta no entupimento de bueiros e bocas de lobo e contribui para alagamentos e proliferação de roedores, escorpiões e outros insetos nocivos à saúde.

“Evitem jogar os materiais inservíveis nas vias públicas e nos ajudem a divulgar que temos os ecopontos na cidade, para onde é possível levar esses objetos que não são mais utilizados (sobras de material de construção e utensílios para reciclagem, como garrafas pet, vidros e papelão)”.

Quem não possui veículos para levar os objetos para os ecopontos, pode fazer o agendamento para retirada desses materiais pelo telefone 156. O município conta atualmente com quatro ecopontos e quatro miniecopontos. Confira os endereços no final desse texto.

Nas reuniões do mutirão com o prefeito e secretários municipais, os munícipes apresentam sugestões e demandas visando melhorias na cidade. As ações nos bairros duram uma semana e foram iniciadas no dia 02/05, pelo Jardim D’Abril.

No mutirão são realizados serviços como poda de árvore, limpeza de bueiros e bocas de lobo, remoção de entulho e de veículos abandonados e tapa-buraco.

No encontro, os moradores do Jardim Platina e Vila Menck apresentaram, entre outros pedidos, recapeamento de algumas ruas, sinalização viária, poda de árvore e manutenção de uma praça próxima à escola, além de fiscalização de agentes de trânsito, no fim de semana, na Avenida Jackson Byington, em razão da quantidade de veículos estacionados nas calçadas, sobretudo à noite.

Rogério Lins determinou aos secretários das respectivas áreas que analisem as queixas e tomem providências para solucionar os casos.

No encontro, Lins apresentou algumas melhorias já realizadas na cidade, como reforma de escolas e Unidades Básicas de Saúde, ampliação do efetivo da GCM, construção de novas creches, recapeamento de diversas ruas e avenidas, por meio do programa Asfalto Novo, instalação de lâmpadas de LED nas vias públicas e implantação do programa Nosso Futuro, de transferência de renda para famílias em situação de vulnerabilidade.

Informou ainda sobre ações que estão em andamento em diversas áreas, como a construção, no Jardim Piratininga, do Hospital da Criança e da Mulher; e da maior creche do Brasil, o “Mundo da Criança”, com capacidade para 1.300 crianças.

Confira abaixo a relação dos ecopontos e miniecopontos:

Ecopontos

Jardim Mutinga – Avenida Ônix, 783.

Novo Osasco – Rua Theodoro de Souza Brandão, 1.020.

Jaguaribe – Rua Fernando Miolin Filho, 150.

Helena Maria – Rua Belarmino Alves da Silva, esquina com a Rua Walt Disney.

Miniecopontos

Adalgisa – Rua Octávio Catelani, s/nº, esquina com a Rua Rui Alvarenga.

Bandeiras – Rua João Guimarães Rosa, 220.

Munhoz Jr. Rua Erva Cidreira, altura do número 80.

Padroeira – Avenida Benedito Alves Turíbio, esquina com a Avenida João Paulo II.