“Pop Rua Jud Oz” atende pessoas em situação de rua

Osasco

Texto: Juliana Oliveira

Imagens: Marcelo Deck/Caio Henrique/Fernanda Cazarini

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, acompanhou o segundo dia de realização do Pop Rua Jud Oz, que segue até 27/04, das 10h às 16h, no Ginásio de Esportes José Liberatti (Rua Jubair Celestino, 150, Presidente Altino). A ação coordenada pelo TRF3 (Tribunal Regional Federal) em parceria com a Secretaria de Assistência Social e diversas instituições públicas e organizações não-governamentais, ofereceu uma série de serviços aos moradores em situação de rua.

O mutirão de atendimento conta com advogados voluntários, estagiários, magistrados, peritos judiciais, promotores e procuradores da República, além de servidores públicos municipais que ofertam ações de saúde e de assistência social aos moradores em situação de rua.

No local é possível colocar a documentação em dia e ainda cuidar do visual com corte de cabelo, esmaltação de unhas e maquiagem. Os animais de estimação dos moradores em situação de rua também têm atenção especial.

O prefeito destacou que todas as secretarias da Prefeitura estão envolvidas nessa importante ação coordenada pela TRF3, assim como vários órgãos do Estado e da União. “Nosso objetivo é levar serviços e oportunidades exclusivamente à população em situação de rua. Pretendemos que saiam daqui empregadas, com a vida arranjada, e os documentos em ordem, com dignidade e justiça”.

O Secretário de Assistência Social, José Carlos Vido, agradeceu a oportunidade de Osasco ter sediado o evento. “Esta iniciativa demonstra que o Poder Judiciário está na direção certa, indo ao encontro daqueles que mais precisam. É uma grande oportunidade para conhecermos um pouco mais quem são essas pessoas que vivem em situação de rua”, comentou.

Foi no primeiro dia do “Pop Rua Jud Oz” que Fábio César Nunes do Nascimento, 47, convivente do Serviço de Acolhimento Institucional do Centro, tirou seu primeiro título de eleitor. “Nunca votei na minha vida, achava que não era necessário, mas agora quero acertar todos meus documentos. Sempre me prejudiquei por não ter os documentos em ordem. Não conseguia nem emprego fixo”.

Brasília dos Santos, 46, convivente do Serviço de Acolhimento Institucional do Rochdale, aproveitou para acertar sua documentação e ainda cuidar do visual. “Tirei meu título de eleitor, cortei o cabelo e fiz unha e maquiagem. Estou me sentindo maravilhosa. Amanhã (dia 26), venho ao dentista e vou fazer os exames oftalmológicos, porque estou há 5 anos sem óculos”.

Shirley Lino, 42, aproveitou o Pop Rua para realizar um sonho. “Hoje é meu dia de princesa. Fiz esmaltação, maquiagem e cortei o cabelo. Mas minha maior realização é conquistar uma prótese dentária. Era corretora e tinha uma vida feliz, até que sofri uma violência doméstica e meu ex-marido levou a beleza do meu sorriso, fiz uma avaliação e vou ganhar minha prótese. Tenho certeza que voltarei a sorrir”.

Participaram da abertura da ação na terça-feira, 25, o deputado estadual, Gerson Pessoa; os secretários municipais Sérgio Di Nizo (Governo), Fábio Grossi (Meio Ambiente), Coronel Virgolino (Segurança e Controle Urbano), Waldyr Ribeiro (Obras), Pedro Sotero (Habitação), Cláudio Monteiro (Administração), Lau Alencar (Transportes e Mobilidade Urbana), Cláudio da Locadora (Cultura) e Rodolfo Cara (Esporte, Recreação e Lazer); Vicente Batista Júnior (Delegado da Receita Federal em Osasco), Marisa Santos (Presidente do TRF da 3ª região), as juízas federais Adriana Zanetti
e Marisa Cucio, além de Fernando Cera (Superintendente da Caixa Econômica Federal).

Dias: 25, 26 e 27/04

Local: Ginásio de Esportes José Liberatti

(Rua Jubair Celestino, 150, Presidente Altino)

Público-alvo: Pessoas em situação de rua