Osasquense fica em segundo em torneio de xadrez no interior paulista

Esportes

Imagens: Divulgação

O final de julho foi agitado para os alunos da Escola de Xadrez França Garcia. No domingo, 30/7, houve grandes eventos na modalidade. Primeiro com a Mestre Internacional Feminina Júlia Alboredo, que atualmente ocupa a segunda colocação no ranking brasileiro, e viajou a Baku, no Azerbaijão, para a disputa da Copa do Mundo de Xadrez.

A competição foi realizada no formato eliminatório e reuniu 103 jogadores. Júlia estreou contra a Grande Mestre Deise Cori, do Peru, e venceu a primeira partida de peças pretas. No dia 31/7, nas peças brancas foi derrotada. Com o placar igualado, no dia 1/8, elas se enfrentaram novamente em partidas rápidas e a brasileira foi eliminada.

Já o enxadrista Vitor Carvalho foi a Taubaté, no Vale do Paraíba, para a disputa do Festival de Xadrez The Place, torneio rápido de 7 rodadas, que contou com 11 participantes, e ficou em segundo lugar.

O Grande Mestre Mequinho, famoso por ser o melhor enxadrista brasileiro de todos os tempos, foi o vencedor. Nos anos 70, Mequinho chegou a ocupar a terceira colocação do ranking mundial. Durante o torneio, Vitor, de apenas 14 anos, chegou a enfrentar o Grande Mestre, e conseguiu empatar a partida.

Júlia e Vitor são contemplados pelo Programa Bolsa Atleta da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer Prefeitura de Osasco.