Osasquense conquista título de mestre nacional feminino de xadrez

Texto: Giane Vieira
Imagem: Divulgação

A competição Floripa Open, realizada em Florianópolis entre os dias 23 e 29/1, bateu recorde de inscritos e participação de mais de 560 enxadristas, dentre eles inúmeros titulados.

Os enxadristas Renan Araújo, Ramon Santana, Gabrielly Brito, Vitor Carvalho e Henrique Muniz representaram Osasco. Todos são integrantes do programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer (Serel) da Prefeitura de Osasco. Também Sílvio Pereira e Wagner Madeira competiram por Osasco, mas não são bolsistas.

Os resultados foram animadores. Gabrielly, de 17 anos, ganhou o título de Mestre Nacional Feminino. Um título inédito para a faixa etária.

Vitor venceu a categoria sub-16 ao somar 7.0 pontos em dez possíveis e ganhou 50 pontos de rating.

Ramon ganhou 48 pontos de rating, tendo estado invicto até a nona rodada. Chegou a empatar com o GM Cuenca, da Espanha.

Já os veteranos Sílvio e Madeira ficaram, respectivamente, em quinto e quarto lugares.

O pré-ranqueado número 1, o Grande Mestre (GM) argentino Alan Pichot, confirmou o favoritismo e sagrou-se campeão geral, com 8.5 pontos.

O brasileiro Diego Beradirno terminou em segundo lugar, com a mesma pontuação do argentino, porém perdeu no critério do desempate.

“Parabéns a nossa equipe do xadrez, especialmente a Gabrielly Brito que, além do título inédito, também atua como árbitra”, disse o secretário de Esporte, Rodolfo Rodrigues Cara.