Osasco terá operação para abrigar pessoas em situação de rua

Texto: Marco Borba
Imagens: Sérgio Gobatti

Em razão das baixas temperaturas previstas para os próximos dias, a partir desta terça-feira (17/05) e até o dia 24/05, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Osasco fará abordagens noturnas (a partir das 20h) visando o acolhimento de pessoas em situação de rua sempre que a previsão for menor ou igual a 10 graus.

Nas abordagens, em locais já conhecidos na cidade onde se concentra a população em situação de rua ou novos pontos que eventualmente venham a surgir, serão distribuídos cobertores, roupas e chocolate quente para os que se recusarem a ir para os três centros de acolhimento da cidade. Os munícipes também podem entrar em contato com a prefeitura pela Central 156 para informar sobre pessoas em situação de rua que necessitam de ajuda.

As abordagens serão feitas por duas equipes (uma na zona Norte e outra na zona Sul da cidade), com um assistente social e dois bombeiros civis (voluntários) em cada uma dessas equipes.

Nos três serviços de acolhimento da cidade (dois no Rochdale, sendo um para homens e outro para mulheres com filhos ou sem filhos, e outro no Centro, para homens) haverá o aumento de 10% na capacidade de acolhimento.

O Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua), que funciona durante o dia, também abrirá emergencialmente à noite com 15 vagas. No local serão disponibilizados colchões e cobertores.

VAGAS

O Serviço de Acolhimento feminino e famílias do Rochdale terá o aumento de 46 para 49 vagas; o masculino, também no Rochdale, passará de 56 vagas para 62; e o do Centro (masculino), de 27 vagas para 30 vagas.

Osasco também está organizando a operação inverno 2022, com início previsto para 15/06, com a contratação de 50 vagas na rede hoteleira, que receberá as pessoas em situação de rua.

Durante a operação inverno (das 20h à 0h) também é feita abordagem social, na qual é oferecido acolhimento institucional. Para aqueles que não aceitarem, serão ofertados sacos térmicos e agasalhos.

Serviço de Acolhimento Feminino e Famílias

Local: Rua Belo Horizonte, 87, Jardim Rochdale. Telefone: 3654-1996.

Serviço de Acolhimento Adulto Masculino

Rua Belo Horizonte, 87, Jardim Rochdale. Telefone: 3654-2869.

Serviço de Acolhimento Centro

Rua Dr. Mariano Jatati Marcondes Ferraz, 418. Telefone: 3656-2543.