Osasco tem novo secretário de Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Inovação

Por: Olga Liotta
Imagem: Marcelo Deck

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, deu posse na quarta-feira, 4/5, ao novo titular da Secretaria de Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Setide). Assume como titular da pasta, o empresário Luciano Camandoni, e como adjunto o também empresário Rafael Verneque Paes.

Luciano assume a cadeira que estava sob o comando de Alex Soares de Oliveira, que acumula o cargo, além do posto de secretário executivo de Inovação e Tecnologia. Já Rafael assume como adjunto, no lugar de Toniolo, que passou a ser o coordenador político do Governo, na interlocução com o Legislativo.

Luciano e Rafael têm a missão de dar continuidade às políticas públicas de atração de novas empresas de tecnologia para Osasco, que hoje conta com 25% das empresas unicórnios do Brasil; geração de novos empregos, qualificação profissional e ativação do polo tecnológico da cidade, na Vila Yara.

O prefeito Rogério Lins deu às boas-vindas aos dois, reforçando que, a partir de agora, fazem parte de uma grande família.

“É muito bom ter vocês aqui conosco. O nosso projeto é Osasco, cidade trabalho e cidade da família. Tudo o que é bom para Osasco, é bom para o nosso governo. O nosso projeto foi construído com o propósito de fazer mais por Osasco. Quando a cidade vai bem no setor de desenvolvimento, no setor de tecnologia, da geração de empregos e capacitação, entre outras áreas, a população se alegra. E, quanto mais pujante uma cidade se torna, mais empregos e riqueza ela gera, e podemos avançar em políticas públicas prioritárias”, comentou.

Concomitantemente à cerimônia de posse, foi reinaugurada a Sala Luiz Roberto Claudino da Silva, equipamento público de eventos como workshops, reuniões, solenidades, entre outros. O espaço passou por ampla reforma, com troca de piso, reforma do telhado, banheiros e área administrativa, pintura geral nos ambientes externos e internos e manutenção nas partes hidráulicas e elétricas.

O prefeito Rogério Lins descerrou a placa de reinauguração juntamente com os familiares do ex-diretor de cerimonial e mestre de cerimônias da prefeitura, Luís Roberto Claudino da Silva (in memoriam), a esposa Marina Gomes M. Silva e os filhos Marcelo e Isabela. O ato contou com a benção do pároco Adenilson Oliveira, da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim, que estava acompanhado do diácono Pedro Paulo, da Paróquia Espírito Santo.

Prestigiaram as duas solenidades a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Osasco, Aline Lins, a vice-prefeita Ana Maria Rossi, o prefeito de Vargem Grande, Josué Ramos, o presidente da Câmara de Osasco, vereador Ribamar Silva, familiares dos novos empossados, autoridades, empresários locais e da região, secretários municiais, entre outros.

BIOGRAFIAS

Luciano Camandoni

Luciano Camandoni, 43 anos, é casado com Andréia e pai da pequena Manuela. Em Osasco nasceu, cresceu e constituiu família, dando continuidade a trajetória de sua família, já que seu bisavô chegou a Osasco junto com Antônio Agú.

Estudou no Colégio Nossa Senhora da Misericórdia e no Colégio Universitário. É formado em Relações Públicas pela FAAP. Empresário, atua na fabricação de Portas e Janelas de Alumínio para grandes obras.

Com mais de 30 anos de experiência na iniciativa privada, dos quais 20 como CEO da Aluminc, empresa familiar, fundada em Osasco no ano de 1983 por seus pais: Janete e Antônio Camandoni.

Com vocação para atuar em prol do desenvolvimento humano, sempre manteve bom relacionamento e diálogo com diversos setores da sociedade civil. Ao participar de diversas entidades de classe, pode envolver-se com projetos relevantes para a população.

Desde criança tem o sonho de participar ativamente do poder público e retribuir a cidade de Osasco tudo o que ela lhe proporcionou. Essa oportunidade chegou por meio do convite do chefe do Executivo para assumir a Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico de Osasco.

Rafael Verneque Paes

Em 2007 chegou a Osasco, inaugurando a loja de informática Computer House, com a qual permanece até os dias atuais. Em 2007, também deu início a sua vida sindical.

Aos 31 anos foi eleito vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Osasco e Região, compondo chapa com seu pai, Jurandir Paes. Em 2016, com o falecimento do pai, assumiu o comando do sindicato. Uma de suas primeiras conquistas foi reativar o Escritório Regional da Junta Comercial de Osasco, hoje sob a administração do sindicato.

A nova função não prejudicará sua atuação como presidente do sindicato ou como diretor da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Rafael já atuou como secretário da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA), atual Secretaria de Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Inovação.