Osasco realiza Dia “D” da vacinação

Texto: Olga Liotta
Imagem: Marcelo Deck

A Prefeitura de Osasco, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, realizou o Dia “D” de vacinação contra a gripe (Influenza), covid-19, e também atualizou a carteirinha de vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos, no último sábado de maio, 29/5, em todas as Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Atenção ao Idoso.

A ampla mobilização resultou na aplicação de 2.692 doses da vacina da gripe (Influenza),

1.712 doses contra a covid-19 e 1.896 doses de vacinas de rotina, de acordo com o levantamento da Vigilância Epidemiológica, registrado até as 11h16 da segunda-feira, 31/5.

Desde segunda-feira, 31/5, a Prefeitura segue o cronograma do Plano Nacional de Imunização (PNI), determinado pelo Ministério da Saúde e o governo do Estado de São Paulo.

José Amador de Ávila, 68, e Ubirajara, 60 anos, aproveitaram o dia de folga para tomar a vacina da gripe. Para Uburajara foi um dia positivo e tranquilo! “Aproveito para parabenizar o prefeito Rogério Lins por todo o esforço que ele está fazendo para trazer a vacinação contra a covid-19 para nossa cidade e seguir a imunização, assim como de outras vacinas também, como a da gripe, que tomei hoje”, ressaltou.

O pequeno Rafael, de 2 anos e seis meses, saiu da UBS Vila Yara vacinado contra a Influenza. Ele estava acompanhado pelo pai, Mário Pires, que aprovou a ação da prefeitura. “Foi muito importante. Minha esposa veio e tomou contra a covid, porque tem comorbidade. Eu também tenho comorbidade e já me imunizei. Meu filho mais velho, que tem 10 anos, tivemos que levar ele para tomar a vacina da gripe no particular, porque pelo plano nacional ainda não está na idade. E aproveitamos para vacinar o Rafael também contra a gripe. Agora minha família está protegida!”, agradeceu Pires.

João D. do Nascimento, 44, é hipertenso e faz tratamento de úlcera e aproveitou o sábado para se imunizar com a primeira dose contra a covid-19. “Agora sim, estou mais feliz!”, comemorou.

Para a imunização contra a covi-19 estão sendo vacinados pessoas com 60+, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), com comorbidades (18+), metroviários e ferroviários (18+), motoristas e cobradores de ônibus (18+), pessoas com síndrome de down (18+), pessoas com comorbidades (50+), pessoas com deficiência permanente (55+), com BPC, pacientes em hemodiálise (18+) e profissionais da Educação (47+). Saiba mais em http://saude.osasco.sp.gov.br/

Já a vacinação contra a gripe (Influenza) está sendo feita em etapas. Nesse momento, está sendo concluída a segunda etapa de vacinação, com professores com 30 anos ou mais e no dia 3/6, com professores abaixo de 29 anos. A terceira etapa terá início em junho, dia 9/6, para pessoas com comorbidades 50+ e Portadores de Deficiência 50+. Veja abaixo o próximo grupo de vacinação contra a Gripe:

Terceira Etapa vacinação contra a gripe (Influenza)

9/6 – Comorbidades e Portadores de Deficiência

(Com 50 anos completos ou mais)

14/6 – Comorbidades e Portadores de Deficiência

(Com 40 anos completos ou mais)

16/6 – Comorbidades e Portadores de Deficiência

(Com 30 anos completos ou mais)

21/6 – Comorbidades e Portadores de Deficiência

(Com 20 anos ou mais)

23/6 – Comorbidades e Portadores de Deficiência