Osasco prepara nova etapa do programa Asfalto Novo

Serviços e Obras

Texto: Marco Borba
Imagens: Marcelo Deck

A Prefeitura de Osasco está programando a terceira etapa do programa Asfalto Novo, que entre 2018 e final de 2021 já garantiu o recapeamento de cerca de 300 quilômetros de vias (546 ruas/avenidas) em toda a cidade.

Na nova etapa serão recapeados cerca de 100 quilômetros de vias, beneficiando aproximadamente 200 ruas e avenidas em todo o município. Esses locais também receberão nova sinalização de solo.

Segundo o secretário de Serviços e Obras, Waldyr Ribeiro, a licitação para a obra deve acontecer em meados de abril deste ano.

Nas duas primeiras etapas do programa foram recapeadas ruas e avenidas de diversos bairros, entre os quais Jardim Umuarama, Jardim D’Abril, Novo Osasco, Jardim Ipê, Quitaúna, Jardim Bussocaba, Jardim Roberto, Padroeira, Conceição, Jaguaribe, Jardim Rochdale, Jardim Mutinga, Helena Maria, Ayrosa, Vila Menck e Jardim Elvira.

Além do recapeamento, em bairros como o Jardim Rochdale também houve a implantação de novos semáforos e sinalização de solo. Algumas ruas e avenidas da cidade não recebiam nova camada asfáltica há pelo menos 40 anos.

Na Avenida Presidente Médici, que liga o Jardim D’Ávila ao Helena Maria, além do recapeamento, a Prefeitura construiu duas lombofaixas na altura do número 1.300 para tornar mais segura a travessia de pedestres, e instalou novas placas de sinalização.

As melhorias beneficiam não apenas os motoristas, que ao circularem por vias melhores garantem maior tempo de vida útil ao sistema de suspensão dos carros, mas também os pedestres, em razão da implantação de novos semáforos, lombadas e faixas de travessia.