Osasco institui Dia da Consciência Negra

Osasco, Promoção da Igualdade Racial

Texto: Marco Borba
Imagens: Marcelo Deck

A partir de 20 de novembro de 2022, Osasco passa a celebrar o Dia da Consciência Negra. O prefeito Rogério Lins sancionou no sábado, 20/11, a lei 5.146 instituindo a data na cidade. A lei, de autoria do vereador Emerson Osasco já havia sido aprovada pela Câmara Municipal.

A cerimônia ocorreu na Biblioteca Municipal e Escola de Artes (Avenida Marechal Rondon, 260) e contou com as presenças da vice-prefeita Ana Maria Rossi, os secretários Sérgio Di Nizo (Governo), Gerson Pessoa (Desenvolvimento Econômico e Inovação), Amanda França (Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Cláudio Henrique Silva (Cultura), Ribamar Silva, presidente do Legislativo, e demais vereadores. Durante três dias o local sediou a 1ª Feira Multicultural da cidade (terminou no domingo, 21) com diversas atividades artísticas, como exposição de quadros com pinturas em tela, artesanato, moda, decoração e gastronomia.

O 20 de novembro é uma homenagem a Zumbi dos Palmares – símbolo de liberdade e resistência dos negros escravizados do país e último líder do Quilombo dos Palmares, morto por Bandeirantes em 1695 – e uma conquista realizada pelo movimento negro, que tem suas origens identificadas com o movimento abolicionista, no final do século XIX.

O Dia da Consciência Negra foi oficialmente instituído em âmbito nacional por meio da lei 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data é celebrada com feriado em cerca de mil cidades de diversos estados, como Alagoas, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro.

“É um dia especial para todos nós. Queremos Osasco sem racismo, sem violência contra a mulher e que promova a igualdade de todos, todas e todxs”, disse o prefeito.

Antes de sancionar a lei, Lins visitou aula do projeto de capoeira adaptada para a terceira idade no Centro de Atenção ao Idoso (CATI), localizado na Secretaria de Assistência Social, e a Mostra Cultural de Capoeira, no Centro Educacional Unificado (CEU) do Jardim Bonança.

Em ambos os encontros, o prefeito enumerou alguns dos benefícios das atividades físicas para jovens, adultos e terceira idade. “Para as pessoas com mais idade ajuda a diminuir colesterol, diabetes e pressão arterial, entre outros benefícios”. Também pediu para que as pessoas mantenham os cuidados em relação à pandemia (como uso de máscaras, sobretudo em ambientes fechados e higienização constante das mãos), embora a cidade tenha apresentado queda expressiva em novos casos de infecção, internação e óbitos pelo coronavírus.