Osasco inaugura o “Beco do Canguru”

Texto: Juliana Oliveira
Imagem: Caio Henrique

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), inaugurou quarta-feira, 31/05, o “Beco do Canguru” na Viela Antônio Moraes, na Vila Campesina. O local foi revitalizado e recebeu guarda-chuvas, grafites traçando o serviço de acolhimento familiar com diferentes interpretações, estilos e linhas artísticas, além de paisagismo e bancos para descanso, o que transformou o espaço em um ambiente instagramável.

A entrega do novo espaço coincidiu com o Dia Internacional do Acolhimento Familiar (World Foster Day) e, na ocasião, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, também sancionou o projeto de lei de autoria da vereadora Elsa Oliveira, que institui o “Dia Municipal da Família Acolhedora”.

O “Beco do Canguru” recebeu uma cobertura de guarda-chuvas brancos e outros na cor laranja. O branco simboliza o número de acolhidos em serviços de acolhimentos institucionais para crianças e adolescentes. O laranja simboliza o número de acolhidos em serviço de acolhimento familiar. O objetivo é retratar os dois serviços no município, sendo que os números serão atualizados semestralmente. Atualmente 97 crianças estão nos serviços de acolhimento institucionais e outras 20 em famílias acolhedoras.

Durante o evento, o prefeito destacou a importância do propósito do “Beco do Canguru”. “Inicialmente gostaria de agradecer a Deus e a cada servidor que fez parte desse projeto maravilhoso. Esse novo espaço certamente vai virar um ponto turístico e um marco. Aqui nós temos duas cores simbolizadas, a cor laranja no guarda-chuva representa as crianças que sofreram maus tratos e estavam em abrigos, mas que foram acolhidas por famílias do Serviço Canguru. São famílias que acompanham seu dia a dia, oferecendo amor, carinho e segurança. Já os guarda-chuvas brancos indicam quantas crianças continuam nos nossos abrigos. Nossa meta em Osasco é que esse Beco fique todo na cor de laranja”.

Para o secretário de Assistência Social, José Carlos Vido, além de muito especial, o espaço é uma forma de divulgar o trabalho extraordinário que é serviço de acolhimento familiar. “Nossa meta é ampliar o número de guarda-chuvas laranja porque o amor é a palavra de ordem”.

Família Acolhedora

O serviço de acolhimento familiar foi implementado pela Prefeitura em novembro de 2019. Trata-se de uma política pública que proporciona cuidado individualizado a crianças e adolescentes que precisam ser afastados de suas famílias por decisão judicial. Essas crianças e adolescentes vão morar temporariamente na casa da Família Acolhedora até que possam ir para uma família de forma definitiva, seja o retorno à família de origem (pais), extensa (parentes) ou adoção.

A Secretaria de Assistência Social pretende ampliar o número de participantes do Serviço Família Acolhedora Canguru. Pesquisas comprovam que o acolhimento familiar fornece melhores condições de desenvolvimento para essas crianças e adolescentes por garantir uma atenção individualizada.

A mascote do serviço é um Canguru, fazendo referência ao fato de que assim como o marsupial, as famílias acolhedoras protegem as crianças e adolescentes que acolhem temporariamente até que se desenvolvam.

Também prestigiaram o evento, os secretários Thiago Silva (Comunicação), Ribamar Silva (Casa Civil), Eder Máximo (Planejamento e Gestão), as vereadoras Ana Paula Rossi e Elza Oliveira, entre outras autoridades.