Osasco constrói Hospital da Criança e maior creche do país

Texto: Lucas Pedrosa
Fotos: Marcelo Deck

Em entrevista ao programa “Giro Manhã”, do Jornal Giro S/A, na quarta-feira, 1/12, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, fez um balanço do primeiro ano da gestão 2021-2024. O chefe do Executivo osasquense está no seu segundo mandato. No encontro virtual com as jornalistas Vanessa Dainesi e Nanci Dainezi foram abordados diversos temas, entre eles pandemia, saúde, educação, segurança e empregabilidade.

O primeiro assunto abordado foi a Covid-19. Rogério falou dos desafios de se administrar uma cidade como Osasco durante a pandemia. “Pegamos no terceiro ano do primeiro mandato a pandemia e tivemos que tomar decisões importantes, mas sempre prezando pela ciência, pela vida”, afirmou.

Já no início da pandemia, a administração municipal anunciou que não implantaria equipamentos de saúde provisórios para atender pacientes com Covid. A Prefeitura priorizou a reforma e ampliação de próprios para absorver a demanda. O Hospital Municipal Antônio Giglio, por exemplo, recebeu 30 novos leitos que agora estão atendendo munícipes que enfrentam outras doenças.

Ainda na área da saúde, o prefeito destacou a criação do Hospital da Criança e da Mulher, que está em construção na Avenida Getúlio Vargas, no Piratininga. A unidade terá 3 pavimentos, 3 salas de Centro Cirúrgico, 10 leitos de UTI, 6 leitos de Enfermaria, 10 leitos de Enfermaria Lactante, Setor de Aleitamento Materno, 8 leitos de Enfermagem Cirúrgica, 8 leitos de Enfermagem de Adolescentes, 8 consultórios, setor de Emergência, Apoio, Sala de Raio X, Sala de Tomografia, Sala de Espera, Apoio Cirúrgico, Setor Administrativo, entre outros setores.

Já na área da educação, Rogério salientou a criação do Mundo da Criança da Zona Norte, que deve ser entregue no início do ano que vem, com mais de 1200 vagas, bem como a reforma das escolas municipais, o que incluiu a implantação de lousas digitais, e a maior nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que a Secretaria de Educação obteve no ano passado, de 6,3, na avaliação do governo federal.

Na entrevista, o prefeito também falou da importância da chegada das grandes empresas de tecnologia na cidade e anunciou que, nos últimos dias, outras duas grandes companhias protocolaram a intenção de vinda para o município.

“Tem muita gente trabalhando todos os dias para mostrar o potencial de Osasco. Estamos fazendo uma busca ativa para que essas empresas venham aqui para o município. Além disso, estamos trabalhando para qualificar os osasquenses para que eles possam ocupar as vagas nessas empresas de tecnologia”, disse.

Nos últimos anos, várias companhias mudaram suas sedes para o município, entre elas o iFood, Rappi, Uber, 99, Mercado Livre, Dafit e outras.

Na área da segurança, o chefe do Executivo ressaltou que a administração municipal dobrou o efetivo da Guarda Municipal, adquiriu novas viaturas e armamentos, e implantou o Centro de Operações Integradas. Rogério confirmou que um novo concurso público para agentes da GCM já está sendo preparado e deve ser divulgado em breve.

“Os investimentos na área da segurança têm dado resultado, porém está longe do que a gente quer. Os índices de criminalidade caíram, mas a gente vai trabalhar ainda mais para que Osasco seja uma cidade cada vez mais segura”, finalizou.

A entrevista completa está disponível nas redes sociais do jornal Giro S/A.