Osasco amplia “Botão SOS Escola” para a rede particular

Educação, Inovação e Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico

Texto: Juliana Oliveira
Imagens: Caio Henrique

Em uma ação inédita para garantir mais segurança para alunos de Osasco, a Prefeitura de Osasco incluiu escolas particulares e parceiras no programa de implantação do Botão SOS Escola. O treinamento dos diretores de mais de 160 unidades para o uso do novo botão, disponibilizado por aplicativo para Android ou iOS, aconteceu na manhã de quinta-feira, 04/05, no Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (CEFOR).

Durante a ação, foram apresentadas todas as funcionalidades do aplicativo de segurança, disponibilizado às escolas, por meio de APP instalado nos aparelhos de celulares com sistema Android ou iOS.

Esse recurso é uma ferramenta importante nas ocorrências nas unidades escolares. Quando o aplicativo for acionado pelo profissional habilitado, um sinal vai tocar imediatamente na Central de Monitoramento Escolar, incorporada ao Centro de Operações Integradas (COI), informando o nome e a localização da escola.

O processo é rápido e a viatura da GCM mais próxima será encaminhada ao local para iniciar as abordagens.

O aplicativo SOS Escola para as unidades particulares é restrito ao diretor da escola, e, como acontece na rede municipal, deverá ser acionado somente em caso de emergência. Todos os diretores estão cadastrados com seus dados pessoais em sistema e somente eles poderão usar o aplicativo instalado em seus celulares. Portanto, o uso é pessoal e intransferível, podendo responder por crime no caso de uso indevido.

O secretário de Educação, Cláudio Piteri, destacou que o acionamento deve ser feito com responsabilidade. “Não podemos fazer testes, porque assim que o botão for acionado, as viaturas se dirigirão à escola. Todas as nossas unidades da Rede Municipal de Ensino já contam com o SOS Escola, agora estamos ampliando para a rede particular, para garantir a segurança nas nossas escolas”, comentou Piteri.

Também estiveram presentes o deputado estadual, Gerson Pessoa, o vereador Josias da Juco, o secretário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico, Luciano Camandoni, e o comandante Maidana, da Guarda Civil Municipal (GCM).