Obras de cobertura do Calçadão seguem em ritmo acelerado

Serviços e Obras

Texto: Marco Borba
Imagens: Marcelo Oliveira

Em breve, osasquenses e moradores de cidades vizinhas vão desfrutar de um ambiente mais agradável do ponto de vista paisagístico para as compras e lazer em família. É que a Prefeitura de Osasco já iniciou as obras de modernização e cobertura do Calçadão da Rua Antônio Agú. Estruturas tubulares de sustentação do teto, que terá 490 metros de extensão, estão sendo montadas. O local também passa por obras de ampliação do sistema de drenagem.

As intervenções visam tornar o Calçadão – segundo maior comércio de rua do país, atrás apenas da Rua 25 de Março, na Capital – mais atraente para lojistas e consumidores. Iniciadas em novembro de 2020, as obras devem ser concluídas no segundo semestre deste ano.

A cobertura é feita em sistema modular híbrido: a estrutura de alumínio, com três tipos de fechamento, trará proteção contra chuva e sol, medidas energéticas sustentáveis e controle de ventilação. O piso será de estrutura modular drenante, para facilitar o escoamento da água da chuva.

Além do Calçadão, ruas próximas, como Dante Batiston e Antônio B. Coutinho, também passam por obras de ampliação do sistema de drenagem. As ruas serão recapeadas após a ampliação do sistema.

O trecho a ser revitalizado também receberá novos bancos e torres de iluminação. As palmeiras serão mantidas e a entrada principal do shopping ganhará uma praça arborizada, com bancos e lixeiras. Os atuais quiosques serão instalados entre as árvores para garantir mais conforto térmico para os funcionários desses estabelecimentos.

O piso modular, novas luminárias e bancos também serão instalados nas ruas laterais do shopping, tornando a área uma extensão da praça a ser feita na entrada principal do centro de compras.

Assim, essas ruas, que hoje quase não têm muito movimento, sobretudo à noite, se tornarão mais atraentes aos consumidores. Nesses pontos serão instalados bebedouros públicos.

O Calçadão e seu entorno também serão monitorados por câmeras, pelo Centro de Operações Integradas, contarão com Wi-fi grátis e sistema de painéis informativos. Tais melhorias possibilitarão a ampliação do horário de funcionamento das lojas, inclusive para o período noturno, o que pode aumentar o número de postos de trabalho.

A obra é executada pela Vigent Construções Ltda. O projeto foi idealizado pela arquiteta Letícia Juliana Pazian e escolhido em concurso – concluído em outubro de 2019 – realizado pela Prefeitura, em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco (AEAO) e Associação Comercial e Empresarial de Osasco (Aceo).

As principais diretrizes do projeto priorizam a acessibilidade, a segurança, a valorização do pedestre e a organização dos fluxos existentes naquela região do entorno do Calçadão. Durante o concurso, foram analisados mais de cem projetos.

De acordo com o prefeito Rogério Lins, com a revitalização o Calçadão será transformado em um polo turístico e cultural totalmente “high tech”, com investimentos do setor privado em tecnologias modernas de conectividade.

As obras já atraem a curiosidade de pedestres e vendedores ambulantes. “Fiquei sabendo (da cobertura do Calçadão). Parece que vai ficar bonito. Vai valorizar a área. Tomara que coloquem mais árvores e bancos para a gente poder descansar no horário de almoço”, disse a auxiliar-administrativa Lucinete Ramos, 57 anos.

Para a vendedora ambulante Khechlen Martinez, 23, as melhorias deverão atrair mais público ao local. “Se fizerem mesmo como estão falando, vai ficar bonito. Será bom para quem trabalha por aqui e para quem faz compras”.

Posts Recomendados