“Mais Tempo na Escola” amplia jornada na rede municipal com ações lúdicas e inovadoras

Estudantes participam de oficinas e ficam por mais horas na
escola,
permitindo o desenvolvimento máximo da aprendizagem

Texto: Kelly Cerqueira
Fotos: Ivan Cruz

O Projeto “Mais Tempo na Escola”, realizado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco em parceria com a Planneta Educação, oferece oficinas no contraturno escolar nas unidades de ensino fundamental da rede municipal, a fim de garantir um futuro melhor para os alunos, por meio da educação.

Como parte do programa “Eu Tenho Futuro”, a iniciativa tem como principal objetivo ampliar a jornada escolar do estudante, possibilitando mais tempo de aprendizagem e o uso de diversos espaços para as aulas.

O secretário de Educação, Cláudio Piteri, lembra que “uma das prioridades do prefeito Rogério Lins é uma educação com excelência em qualidade. Sempre pontuamos que a escola deve ser um ambiente seguro e educativo, com uma boa educação no presente para garantir um futuro melhor. Por isso, ampliamos o tempo de permanência dos estudantes na escola, com ações diferenciadas por meio do esporte, arte e do lazer”.

De acordo com o prefeito Rogério Lins, oferecer esse projeto é uma oportunidade a mais de preparação e formação. “São muitos os benefícios que as oficinas oferecem para a vida das crianças e suas famílias. Investir em educação é construir o futuro, e o ‘Mais Tempo na Escola’ tem um papel essencial nesse processo”.

O “Mais Tempo na Escola” amplia a carga horária escolar, o acesso à cultura, arte, esporte e tecnologia; o fortalecimento da autoestima, cooperação e cidadania; a construção efetiva de valores e atitudes, e a contribui para a melhoria no desempenho escolar.

Cerca de cinco mil alunos são atendidos de segunda a quinta-feira, nas escolas de ensino fundamental, em oficinas que são divididas em quatro eixos: pedagógico, cultural, esportivo e tecnológico.

O diferencial do projeto é a estrutura disponibilizada ao educando, tanto nas atividades quanto em suas necessidades. Além disso, são oferecidas refeições para que o estudante permaneça na escola o dia todo: almoço quando ele sai da aula regular e lanche durante as ações da oficina. Já os pais e responsáveis interessados podem realizar as inscrições dos alunos nas secretarias das escolas.