Escolas municipais oferecem cardápio diferenciado e cerca de 200 mil refeições diárias

Texto: Kelly Cerqueira
Imagens: Fernanda Cazarini

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco tem investido na alimentação de qualidade, atendendo atualmente mais de 72 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino. Diariamente são servidas mais de 200 mil refeições, que atendem as necessidades diárias para cada faixa etária dos alunos.

Uma alimentação saudável é essencial desde cedo. Tanto em casa quanto na escola é importante que as crianças sejam estimuladas a cultivar bons hábitos alimentares.

Diante disso, o secretário de Educação, Cláudio Piteri, explicou que a pasta conta com uma equipe de nutricionistas no Departamento de Alimentação e Nutrição Escolar (DAE). Mensalmente as escolas recebem o cardápio, cuja composição oferece proteínas, frutas, verduras e legumes variados. As nutricionistas acompanham nas unidades educacionais a preparação dos alimentos, higienização e armazenamento.

“O prefeito Rogério Lins é comprometido e tem priorizado a educação municipal. Além disso, não mede esforços para garantir em todas as escolas municipais refeições balanceadas e de excelência na qualidade. Nossas escolas garantem aos estudantes uma alimentação escolar saudável que influencia no desenvolvimento do aluno, trazendo mais qualidade na aprendizagem”, avaliou Piteri.

Todas as escolas de educação infantil e ensino fundamental contam com um cardápio diferenciado, que também atende crianças especiais para cada tipo de patologia associada.

“O trabalho realizado pela equipe torna a escola um ambiente educativo, inclusive na hora das refeições, já que o consumo de alimentos nutritivos também aumenta a capacidade de concentração e raciocínio, melhora o humor e aumenta a disposição durante a aprendizagem”, completa Andrea de A. Leandro dos Santos, diretora e nutricionista do DAE.