Evento com exposição e feira marca abertura da 16ª Semana dos Povos Indígenas de Osasco

  Promoção da Igualdade Racial

Texto: Marco Borba
Imagens: Fernanda Cazarini

A Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) realizou quarta-feira, 19/04, em parceria com a Associação Pankararé, o Fórum Permanente Intersetorial Indígena e o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), a abertura da 16ª Semana dos Povos Indígenas de Osasco.

O evento aconteceu no segundo piso do SuperShopping (Avenida dos Autonomistas, 1828 – Vila Yara), onde é realizada desde o dia 15/04 a Exposição e Feira de Artesanatos Indígenas. O estabelecimento comercial apoia a ação, instituída por meio da Lei nº 4.538/12.

A exposição acontece até o dia 1º de maio, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. Estão em exposição e comercialização diversos itens da cultura indígena, como maracás, colares, brincos cestas e cocares a preços acessíveis. A atividade visa valorizar a cultura dos povos tradicionais.

“É preciso dar visibilidade a essa cultura, porque se não é mostrada, ela se perde. É preciso que seja mostrada em grandes centros, como Osasco, e promover políticas públicas voltadas para essa população”, disse a secretária executiva de Promoção da Igualdade Racial, Amanda França.

Em 2020, segundo a Seppir, por conta da testagem em massa durante a pandemia de covid-19, foram identificadas em Osasco dez etnias indígenas, entre as quais os povos Pankararé, Atikum, Xucuru-Cariri e Xacriabá. Dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que naquela ocasião a cidade reunia cerca de 500 indígenas.

Também participaram do evento o secretário Executivo da Pessoa com Deficiência, Salomão R. de Lira Júnior, e a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Vera Lopes. O deputado estadual Gerson Pessoa enviou representante.

As atividades da Semana Indígena de Osasco terminam no dia 14/05 com o 16° Encontro dos Povos Indígenas, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso (Avenida Visconde de Nova Granada, 513 – Km 18). O evento contará com apresentações indígenas, dança do toré, almoço Indígena, exposições e vendas de artesanatos.

Outras informações pelo telefone (11) 3699-2194 ou no e-mail: seppir@osasco.sp.gov.br ou Instagram @seppirosasco.

 

Serviço

Exposição da 16ª Semana dos Povos Indígenas de Osasco

De 15/4 até 1º de maio

Horário: 10h às 22h

Local: 2º piso do SuperShopping Osasco

Endereço: Avenida dos Autonomistas, 1.828

Entrada gratuita

 

Últimas postagens
Pular para o conteúdo