Escolas municipais participam de palestras e exposição em comemoração ao mês da consciência negra

Texto: Kelly Cerqueira
Imagens: Lucas Souza

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco realiza dia 14/11 a solenidade de abertura do XIX Novembro Negro da Rede Municipal de Ensino, cuja temática é: “Diversidade: Identidade, Representatividade e Respeito”, que contará com palestras e a exposição “Afrofuturista”, aberta à visitação até o dia 29 de novembro, das 8h30 às 17h, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Avenida Marechal Rondon, 263 – Centro).

A curadoria da mostra é de autoria do professor Odair Marques da Silva, autor do Atlas GeoCultural da África. O propósito da exposição “Afrofuturista” está em apresentar o continente através de um acervo plural, marcado por uma estética caracterizada por várias modalidades de artes manuais, pinturas, moda, esculturas, fotografias, vídeos de apresentações musicais e de danças. As instalações da exposição permitem conhecer um continente culturalmente marcado pela pluralidade e beleza estética africanas.

A exposição contará com material audiovisual desenvolvido pelos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino, cujo intuito será conhecer a África através dos seus países, povos, cultura e costumes, além de estudar a diversidade cultural e étnica, em conformidade com a Lei 10.639/03, que introduz o ensino da história e da cultura afro-brasileira no currículo escolar.

Os trabalhos realizados por todas as unidades escolares têm reforçado e estimulado o ensino em sala de aula e a convivência com a diversidade. Hoje, a lei brasileira reforça a obrigatoriedade de as escolas ensinarem temas relativos à história dos povos africanos em seu currículo.

“As unidades educacionais realizam brilhantemente seus trabalhos pedagógicos, bem como mostram, através dos projetos e ações, o quanto nós da Administração do prefeito Rogério Lins temos feito nesta luta contra todo tipo de desigualdade”, disse o secretário de Educação, Cláudio Piteri.

Durante o mês de novembro os profissionais da educação, universitários, conselheiros e sociedade civil participarão de palestras que ocorrerão no auditório do Centro de Formação, às 8h30.

A exposição “Afrofuturista” poderá ser vista até o dia 29 de novembro, das 8h30 às 17h, na Avenida Marechal Rondon, 263, Centro.

Programação:

14/11 – Palestra: Racismo e Legislação, com Dr. Estevão Silva

22/11 – Palestra: Racismo e saúde emocional, com Vinicius Belizário

24/11 – Palestra Magna – Desafios do séc. XXI – A Construção do Currículo Antirracista. Convidados: Simão de Miranda e Marina Pereira Novo

24/11 – EJA/ MOVA – Palestra: Racismo Estrutural e Institucional, com Dr. Alfeu de Oliveira

29/11 – Palestra: Racismo Estrutural e Institucional, com Dr. Alfeu de Oliveira