Equipe de contingência visita áreas de risco e faz abordagens preventivas

Assistência Social, Defesa Civil, Habitação, Osasco

Texto: Olga Liotta
Imagem: Fernanda Cazarini

A Prefeitura de Osasco tem intensificado as ações preventivas em áreas de risco do município, principalmente durante este período de chuvas fortes de verão. Na segunda-feira, 31/1, o prefeito Rogério Lins se reuniu com a equipe de contingência no Centro de Operações Integradas (COI) para acompanhar o monitoramento dos principais pontos de alagamento e áreas que requerem atenção.

As equipes estiveram em diversos bairros da zona Sul, Centro e Norte. Uma das ações aconteceu no Morro do Socó, no Portal D’Oeste. Diversas famílias foram atendidas pelas equipes da Defesa Civil e secretarias de Assistência Social e de Habitação, que realizaram abordagens e remoção de famílias com casas comprometidas.

O prefeito Rogério Lins fez um alerta à população em suas redes sociais informando que, segundo a Defesa Civil do Estado, essa primeira semana de fevereiro será de chuvas intensas em toda a região metropolitana, incluindo Osasco.

O prefeito divulgou ainda a contratação de vagas de hotéis para abrigar cerca de 50 famílias removidas de áreas de risco.

“Contratamos vagas em hotéis, para que de maneira preventiva possamos levar para locais seguros algumas famílias que não têm para onde ir. Após reunião, nossas equipes saíram a campo para os bairros Jardim Aliança, Portal D’Oeste, Açucará, Colinas, Baronesa e área 13. Caso alguma família insista em permanecer no local, a Prefeitura pedirá autorização judicial para a remoção, pois nosso objetivo é a proteção da vida de todos”, disse.

O momento requer cautela e atenção. Em caso de chuvas intensas, a atenção deve ser redobrada. Fique atento a pontos de alagamentos, enchentes e deslizamentos. Procure se manter em locais seguros e não tente caminhar em áreas alagadas, pois pode provocar acidentes e ou risco à vida. Em situações de anormalidade, ligue imediatamente para a Defesa Civil 199 ou Bombeiros 193.