Alunos e professores de Osasco são premiados com voo de helicóptero

Educação

A ação se deu por conta da parceria entre a Prefeitura de Osasco e a empresa HBR

Texto: Olga Liotta
Fotos: Marcelo Deck

Foi numa aeronave Agusta Westland que cinco alunos e quatro professores da rede municipal de ensino sobrevoaram Osasco por aproximadamente 15 minutos, num voo panorâmico de helicóptero realizado no dia 2/6. Acompanhados pelos pais e pelo prefeito de Osasco, Rogério Lins, os estudantes Esther, Luiza, Antony, Miguel e Victor, realizaram um sonho.

“Hoje foi um dia de realizar sonhos e estou muito feliz de poder estar junto com nossos alunos nesse momento”, comentou Lins.

Luiza mal desceu do helicóptero e já queria ir de novo. “No comecinho senti medo, mas passou rápido porque era tudo muito bonito lá do alto. Passei pela minha escola, o CEU José Saramago e foi muito legal!”, comentou a aluna, que estava acompanhada da mãe Roseli.

O voo de helicóptero foi uma premiação aos alunos com melhor desempenho nos trabalhos desenvolvidos em sala de aula e, em casa, com a família. Ele integra o projeto Master Chefinho, que esse ano teve como tema a “Água”.

A premiação com o voo de helicóptero foi possível graças a parceria entre a Secretaria de Educação e a empresa HBR Aviação, maior centro de manutenção e hangaragem de helicópteros da América Latina, e que está instalado na Avenida Dr. Mauro Lindemberg Monteiro, no Jardim Santa Fé.

Durante um semestre os alunos tiveram vários desafios sobre alimentação saudável e a importância da água para a hidratação. Para ajudar os pequenos nas missões, uma personagem importante fez toda a diferença, a “Lady Água”, que ajudou os alunos, de forma lúdica, a entender os mecanismos da água no organismo, assim como o consumo consciente da água na rotina de casa.

“As crianças são os maiores multiplicadores de informação. A gente apresenta o conteúdo e eles realmente transmitem para os pais. Tivemos um excelente resultado”, comentou Andrea Leandro, do Departamento de Alimentação Escolar da Educação, responsável pelo programa Master Chefinho”.

“Os professores contemplados também participaram de desafios durante os Seminários de Práticas Pedagógicas. A práticas exitosas passaram por votação e foram selecionadas pelos supervisores, coordenadores e diretores de ensino, chegando-se a quatro grandes trabalhos”, explicou Paula Sobral Fernandes, supervisora de Educação, responsável pelos projetos e programas da Secretaria.

Paula frisou ainda que a cada ano a Secretaria de Educação vem desenvolvendo projetos diferenciados e a parceria com o HBR tem sido fundamental no processo pedagógico da rede.

“A gente conversou com o HBR, falamos sobre o tema e a empresa entendeu a nossa necessidade. Sobrevoamos pela Estação de Tratamento de Água e Esgoto de Barueri e os alunos puderam ver do alto como é uma ETE, unindo o que foi abordado em sala de aula e a vivência dessa experiência. E esse tem sido um trabalho inovador e diferenciado da Prefeitura de Osasco, com o apoio do HRB”, reforçou.

José Carlos Marver, gestor de Recursos Humanos do HBR, destacou que é uma satisfação para a companhia poder manter essa parceria com a prefeitura, principalmente envolvendo projetos educacionais. “O HBR entende que é muito importante essa premiação, principalmente, porque serve como uma motivação. Como a vida é escolha, uma oportunidade dessas acaba sendo, muitas vezes, determinante para a escolha de uma profissão ou um segmento na vida, na qual poderão ter satisfação e serem felizes”, destacou.

O CEO do HBR, Eduardo Mardirossian, complementou que “o HBR está inserido na comunidade. O fato de a empresa estar aqui em Osasco, nos permite, de alguma forma, contribuir e fazer parte da sua história. Muitos funcionários nossos são moradores do município, então nos interessa as questões que envolve a empresa, assim como ações que envolvam a cidade, como essa parceria com a prefeitura”.

Ivan C.P, Araújo, do Jardim Primeiro de Maio, pai do Miguel, relatou a experiência. Ele, que na juventude queria ser piloto, disse estar duplamente realizado. “Estamos muito felizes. É uma sensação maravilhosa e inexplicável ao mesmo tempo. É uma experiência única! E ainda mais porque essa iniciativa proporciona à criança um maior incentivo, principalmente depois de ter se esforçado tanto com o trabalho. Achei muito bacana! Agradecemos muito ao prefeito e a todos”, comentou.

O piloto do HBR, Marcelo de Albuquerque Araújo, sentiu-se honrado em participar dessa atividade. “É uma felicidade imensa participar dessa ação. Independentemente de ser piloto, também sou pai, e a gente preza muito pela educação dos nossos filhos. Eles se dedicaram muito para merecê-la. Com certeza, ficará eternizado para sempre em nossas vidas”, agradeceu.

Ganhadores

Professores da EJA: Raquel S. Oliveira, Nilma S.Castellani, Amanda V.L. Santos e Aline C. N. Neves

Alunos: Antony G.M Roudão (EMEI Severino de Araújo), Esther O. Souza (CEMEIEF Mª José F.Ferraz), Miguel R. Araújo (CEMEI Elidio Mantovani), Luiza O. Alves (CEU José Saramago) e Victor N. Vicente (CEMEI Nelly Grizi Oliva)