Delegação chinesa de Beijing visita Osasco

  Defesa Civil, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Osasco

Olga Liotta
Imagens: John Amp

No dia 12 de novembro, autoridades de Osasco receberam uma delegação oficial da cidade de Beijing, China, em encontro promovido pela Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (Setide). A visita, liderada por Tong Haiwei, vice-diretor do Beijing Municipal National Defense Mobilization Office (Escritório Municipal de Mobilização da Defesa Nacional de Pequim), teve como objetivo estreitar laços institucionais e compartilhar experiências em inovação e desenvolvimento urbano.

A comitiva, composta também pelo engenheiro-chefe Geng Xu e pelo diretor Chen Yunhai, veio ao Brasil com a finalidade de ampliar os negócios e apresentar serviços voltados a técnicas integradas de sistemas modernos de alerta de defesa aplicados em obras e proteção ambiental, além de soluções de informatização para fornecer suporte digital seguro no desenvolvimento urbano.

A reunião foi coordenada pelo vice-prefeito Lau Alencar, que representou o prefeito Gerson Pessoa. “Osasco é uma cidade que valoriza a inovação e a cooperação internacional. Receber esta delegação está em sintonia com o nosso momento de modernização tecnológica e reafirma nosso compromisso em fomentar iniciativas que aproximem Osasco de experiências globais, fortalecendo o papel da cidade como referência em inovação e integração internacional”, destacou.

A secretária da Setide, Talita Bottas, também participou do encontro e ressaltou a importância da visita. “Este intercâmbio fortalece a posição de Osasco como referência em tecnologia e desenvolvimento econômico. A troca de conhecimentos com Beijing abre novas oportunidades para aplicar soluções modernas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à inovação em nossa cidade”, reforçou.

Ambos destacaram os avanços de Osasco nos últimos anos, especialmente na implantação de novas tecnologias, programas voltados à segurança alimentar e ao desenvolvimento sustentável. Entre eles estão a renovação da frota com ônibus elétricos, a entrega de notebooks a alunos do 3º ao 5º ano das escolas municipais, novos sistemas de monitoramento integrados às forças de segurança, botão de alerta nas escolas, avanços na gestão de alertas climáticos pela Defesa Civil, e a participação de Osasco na COP30 com equipe técnica intersecretarial do Grupo de Trabalho GT Climático, com participação no evento do grupo de base e de campo, além de outras ações que buscam promover mais qualidade de vida e segurança para a população.

Após a reunião, foi realizada uma visita técnica ao Centro de Operações Integradas (COI), localizado na Avenida Sport Club Corinthians Paulista, na Vila Yolanda. A comitiva foi recebida pelo inspetor da GCM De Souza e pelo coordenador da Defesa Civil de Osasco, Renato Castineira. Os representantes chineses conheceram as tecnologias e estratégias implementadas na cidade para aprimorar a segurança pública.

De Souza explicou o modelo integrado que reúne a Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar (PM), a Defesa Civil, agentes do Demutran e outros órgãos municipais. Ele apresentou a infraestrutura avançada de monitoramento de trânsito, o sistema semafórico inteligente, o reconhecimento facial, além da vigilância em tempo real das escolas. Já Castineira detalhou as operações das estações meteorológicas voltadas ao monitoramento climático. “O COI permite uma cobertura abrangente da cidade, bem como uma resposta mais rápida a eventos como chuvas intensas e alagamentos”, concluiu Castineira.

Também participaram do encontro os agentes da Defesa Civil, Walmir Carneiro e Jonatas Gundin, e a equipe do Departamento de Relações Internacionais da Setide, Alan Moraes e Clarissa Barbosa, o intérprete de mandarim, Abraão Zheng, entre outros.

Últimas postagens