Osasco bate recordes e confirma títulos de Maior Cachorro-Quente e Maior Distribuição do Brasil
Texto: Olga Liotta
Fotos: Caio Henrique, Eduardo Soares e Fernanda Cazarini
Osasco confirmou, mais uma vez, seu título de Maior Cachorro-Quente Contínuo do Brasil no último sábado, 22 de fevereiro. A certificação, realizada pela Ranking Brasil, aconteceu durante o evento de montagem do lanche no Calçadão da Rua Antônio Agú. A cidade superou os recordes dos dois anos anteriores, solidificando ainda mais sua posição como a “capital do cachorro-quente”, prato que foi oficialmente reconhecido como patrimônio cultural e imaterial de Osasco.
Este feito marca um momento significativo para a cidade, que celebra seus 63 anos de emancipação político-administrativa.
Além disso, Osasco também atingiu a marca de Maior Distribuição de Cachorro-Quente, com a entrega de mais de 8 mil lanches – o dobro do número alcançado no primeiro evento, realizado em 2022.
O prefeito Gerson Pessoa, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Gabi Pessoa, realizou o corte simbólico do cachorro-quente e deu início à distribuição dos kits (cachorro-quente e coca-cola) para o público presente, que compareceu em grande número. Em seguida, o prefeito e a primeira-dama receberam o prêmio das mãos de Luciano Candari, sócio-proprietário da Ranking Brasil, e Marcelo Alves Geraldes, CEO da MM Foods.
O cachorro-quente de 63 metros foi preparado com 5 pães de 10 metros e 1 de 13 metros, 2.800 salsichas, 200 kg de purê, 10 kg de batata palha, 40 litros de ketchup, 40 litros de mostarda e 10 kg de queijo ralado.
Para alcançar os recordes, o evento contou com o apoio de mais de 400 voluntários e uma equipe especializada composta por 30 profissionais, incluindo padeiros, nutricionistas, supervisores, técnicos em panificação e 60 dogueiros. Além disso, foram essenciais os apoios logísticos e de segurança, com a participação da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, SAMU, Vigilância Sanitária, SABESP, e a colaboração dos lojistas.
O evento também contou com a parceria da iniciativa privada, de empresas como FEMSA Coca-Cola, MMFoods, Cêpera, APAS (Associação Paulista de Supermercados), ACEO (Associação Comercial e Empresarial de Osasco), Terrinha Alimentos, Osasco Audax, entre outros.
O prefeito Gerson Pessoa ressaltou o potencial de Osasco e anunciou que, no próximo ano, o evento contará com uma novidade no kit. Além do cachorro-quente e da Coca-Cola, haverá uma sobremesa para complementar a experiência. “Osasco tem o melhor cachorro-quente do Brasil. Temos muito orgulho do nosso lanche, mas também das diversas políticas públicas que têm dado certo em nossa cidade. Osasco é uma cidade marcada por grandes obras e conquistas. Hoje, somos a principal cidade da Grande São Paulo e uma das mais relevantes do Brasil. No próximo ano, temos um desafio, vamos adicionar um diferencial ao kit, uma sobremesa. Temos sempre que aprimorar e o que está bom pode melhorar”, afirmou.
O prefeito destacou ainda o potencial econômico do município e agradeceu a todos os envolvidos para o sucesso do evento, ao Legislativo Municipal, na representação do presidente Carmônio Bastos e da vereadora Stephane Rossi; do ex-prefeito Rogério Lins, que foi prestigiar a celebração; patrocinadores; voluntários e a população. “Temos a segunda maior economia do estado e o 7º maior PIB do país, o que demonstra o imenso potencial de Osasco. Como deputado estadual, pude contribuir muito para o crescimento de nossa cidade e tenho a certeza de que vou honrar todos os votos que recebi. A minha missão é garantir que Osasco continue no caminho certo. O legado deixado pelo ex-prefeito Rogério Lins é indiscutível, e hoje temos a obrigação de seguir construindo uma cidade cada vez melhor – e isso vai acontecer! Essa é a nossa missão. Viva Osasco!”, concluiu.
Ao final do ato oficial, o prefeito fez um agradecimento especial à Associação dos Dogueiros de Osasco e ao Sr. Wagner, que trabalha como dogueiro na cidade há 43 anos. “Em nome do Sr. Wagner, estendemos nossos agradecimentos a todos os dogueiros de Osasco, pois essa categoria contribui muito para o empreendedorismo e fortalece a economia local.”
O munícipe Pedro Leite adorou a ideia. Ele está há dois anos em Osasco e fez questão de participar do evento. “Cheguei cedo, tudo foi muito tranquilo e bem organizado. Posso afirmar com certeza que o cachorro-quente de Osasco é o maior e o melhor. Ter mais um diferencial, como a sobremesa, será excelente”, comentou.
“Nosso cachorro-quente é o melhor, não tem igual. Já viajei por diversos lugares, e nenhum lugar consegue se comparar ao cachorro-quente de Osasco”, afirmou Rose Rodrigues, moradora do Bela Vista há 50 anos.
A moradora do Jardim Conceição há 25 anos, Vanite Vitória, também elogiou o lanche local. “Vim com meu filho Thiago para garantir nosso kit. Além de saboroso, o cachorro-quente de Osasco é uma verdadeira iguaria. Amo muitas coisas aqui na cidade. Cheguei a morar em outro município, mas fiquei só por oito meses, não gostei e voltei para Osasco”, relatou.
Osasco é conhecida como a capital do cachorro-quente pela quantidade de carrinhos do lanche espalhado pelos centros comerciais. Há cachorro-quente para todos os gostos: duas salsichas ou três, no prato, na marmita, de metro, e com todos os acompanhamentos. O lanche é reconhecido como patrimônio cultural e imaterial de Osasco pela Lei nº 5.279/2023. “Este evento é muito importante, pois consolida Osasco como a capital do cachorro-quente e fomenta o desenvolvimento local e o empreendedorismo”, reforça a secretária de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (Setide), Talita Bottas.