4º Batalhão de Infantaria Mecanizada de Osasco comemora 99º aniversário

Texto: Francine Maia
Fotos: Marcelo Deck

Em comemoração ao 99º aniversário do 4º Batalhão de Infantaria Mecanizada (4º BI Mec), a noite de segunda-feira (11/4), foi marcada por emoção e saudosismo no “Regimento Raposo Tavares”, em Quitaúna, com direito à formatura, marcha de militares da ativa e da reserva e o batismo de um novo blindado para o regimento.

À frente da celebração, o comandante do 4º BI Mec, o tenente-coronel Wiliam Rodrigues Ochsendorf e Souza iniciou sua fala resgatando um pouco do passado de Quitaúna e explicando o quanto o local faz parte da história nacional. “Não é errado falar que a nossa história se confunde com a data de origem do Exército Brasileiro. Essa afirmação se sustenta no fato de que foi aqui nesse lugar, onde existia a Fazenda Quitaúna que o bandeirante construiu sua moradia ao chegar ao Brasil. A partir daqui, deu início as expedições do desbravamento das terras ainda hostis e desconhecidas da América portuguesa”, explicou.

Embalado pela banda que executou desde a Oração do Combatente Mecanizado até a Canção do Exército, o evento contou com diversos momentos de grande comoção, como a entrega do Diploma Amigo do Regimento a alguns convidados, como um reconhecimento aos relevantes serviços prestados a organização militar e ao Exército Brasileiro.

Para exaltar a trajetória do 4º BI Mec, o tenente-coronel Ochsendorf e Souza salientou a bravura de todos que fizeram parte da história do regimento. “Desafios só puderam ser superados devido a qualidade dos homens e mulheres que integraram e integram o regimento ao longo desses 99 anos. A esses efetivos, nós o chamamos de família Raposo Tavares, uma família composta por militares da ativa e da reserva, que ombreiam em busca do cumprimento da missão”, disse.

Para finalizar a solenidade, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, foi incumbido de realizar uma tradição de batismo e quebrar uma garrafa de champanhe na primeira Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas (VBTP-MR Guarani), batizada com o nome de Osasco, homenageando o munícipio do regimento. A previsão é que até o fim de 2022, o 4º BI Mec receba mais 40 modelos VBTP-MR Guarani, um blindado anfíbio com capacidade para até 11 tripulantes.

Também estiveram presentes na comemoração, a vice-prefeita de Osasco, Ana Maria Rossi, o comandante da Guarda Civil Municipal, Miguel Arcanjo Maidana, o presidente da Câmara dos Vereadores, Ribamar Silva, os vereadores Ana Paula Rossi, Carmônio Bastos, Délbio Teruel e Rogério Santos, entre outras autoridades.