Vila Pestana também contará com ecoponto

Serviços e Obras

Texto: Marco Borba
Imagens: Marcelo Deck

Osasco contará em breve com mais um Ecoponto, espaço para onde a população pode levar materiais para reciclagem (papelão, garrafas plásticas, latas e vidros) e inservíveis, como móveis velhos, sobras de material de construção (em pequenos volumes) e madeiras, além de eletroeletrônicos, pilhas e baterias, dentre outros. A nova unidade será instalada na Rua José Augusto Antônio, próximo ao campo de futebol da Vila Pestana.

O início das obras está previsto para o segundo semestre deste ano, com entrega para o primeiro semestre de 2023.

Os ecopontos são projetados para o descarte correto dos resíduos e ajudam a combater o descarte irregular de entulho e melhorar a qualidade na cidade.

Ciente de seu papel em relação à qualidade ambiental no município, a Prefeitura trabalha para ampliar a rede de ecopontos e dar aos moradores uma alternativa acessível para o descarte adequado desses materiais.

O descarte irregular de lixo e entulho é um dos maiores desafios da Administração. São centenas de pontos viciados, onde são lançados lixo e entulho, que degradam a paisagem, produzem mau cheiro e atraem vetores de doenças, principalmente insetos e roedores.

Esses materiais, quando lançados na natureza e vias públicas indiscriminadamente poluem rios e córregos, provocam o entupimento de bueiros e galerias e causam enchentes e alagamentos.

Em parceria com outros órgãos da Administração, a Secretaria de Serviços e Obras desenvolve novos projetos com a mesma finalidade.

Segundo a Diretoria Geral de Gestão de Resíduos, que gerencia os projetos do setor, o objetivo é disponibilizar esse tipo de serviço em todas as regiões da cidade.

O município conta atualmente quatro ecopontos e quatro miniecopontos. Confira os endereços:

Ecopontos

Jardim Mutinga – Avenida Ônix, 783