Setran realiza ações educativas em alusão ao Maio Amarelo

Osasco

Texto: Olga Liotta
Imagens: arquivo Setran/PMO

A Secretaria de Transportes e da Mobilidade Urbana (Setran) da Prefeitura de Osasco está realizando diversas ações educativas de trânsito em alusão ao Maio Amarelo, que esse ano traz como tema “Maio Amarelo – No trânsito, escolha a vida”, conforme Resolução 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

No último dia 5 foi celebrado o Dia Mundial do Trânsito e, como acontece todos os anos, as atividades educativas nas escolas da rede municipal de ensino, do programa “Educação para o Trânsito”, promovida pela Setran, em parceria com a Secretaria de Educação, tiveram início orientando alunos do 1º ao 5° anos do ensino fundamental. A ação inclui um minicircuito de trânsito com bicicletas, com faixa de pedestres e farol para orientar sobre as sinalizações e o respeito à legislação de trânsito.

No início de maio, o secretário de Transportes e da Mobilidade Urbana, Lau Alencar, acompanhado do secretário adjunto, Claudenes Begnini, participou da reunião de abertura da campanha em todos os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste), em Alphaville, Barueri. Secretários municipais de municípios vizinhos, representantes da Polícia Militar e agentes de trânsitos também estiveram presentes.

“A prevenção é a melhor alternativa. Realizamos um trabalho de conscientização, alertando sobre um trânsito mais humanizado e seguro para todos. Os trabalhos são intensificados em maio, mas durante todo o ano estamos atuando para aumentar a segurança viária tanto para motoristas quanto para pedestres”, comentou Lau Alencar.

Além das atividades nas escolas, a Setran Osasco realiza palestras para jovens e adultos em empresas e instituições parceiras, blitz orientativas, distribuição de materiais educativos, entre outras ações.

Este ano faz uma década que o movimento internacional Maio Amarelo foi instituído no mundo visando a conscientização cidadã para redução de sinistros de trânsito.

Mesmo com os avanços e conquistas para um trânsito mais seguro, as mortes e acidentes continuam a preocupar autoridades em todo o mundo. É preciso uma colaboração coletiva, envolvendo motociclistas, motoristas, pedestres, ciclistas, motoristas de ônibus e veículos pesados, poder público e privado, entre outros, para evitar o aumento de consequências que, muitas vezes, são irreversíveis.

De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito da Prefeitura de Osasco, com base no levantamento do InfoSiga/SP, somente em vias municipais de Osasco foram registrados os seguintes óbitos nos últimos dois anos:

1° Motocicleta (15)

2° Pedestre (13)

3° Automóvel (8)

4° Bicicleta (2)

1° Motocicleta (15)

2° Automóvel (7)

3° Pedestre (6)

4° Bicicleta (2)

Houve maior crescimento de óbitos envolvendo pedestre em 2022, porém, as motocicletas ainda lideram o ranking de sinistros fatais.

E, dentre as principais causas de sinistro de trânsito, estão a falta de atenção (devido ao uso de telefone celular), desobediência à sinalização, velocidade incompatível com o permitido (excesso de velocidade) e dirigir sob efeito de álcool e/ou outras drogas.

Além desses indicadores, o Centro de Operações Integradas (COI), vinculado à Secretaria de Segurança e Controle Urbano, registrou entre janeiro e abril de 2023, 2 (duas) colisões com vítimas fatais, 73 colisões com vítimas feridas, 100 colisões sem vítimas, 13 atropelamentos, 11 acidentes, 3 colisões e 5 capotamentos.

“No trânsito precisamos ficar atentos tanto pela própria vida quanto pela vida do próximo. O Maio Amarelo tem essa denominação justamente por remeter à cor amarela da sinalização semafórica e visa chamar a atenção da população para os cuidados que devemos ter para se evitar acidentes, mortes e feridos no trânsito. É preciso conscientização e atenção contínuas para termos um trânsito mais seguro. Unidos poderemos melhorar esses índices”, comentou o prefeito.

Confira alguns cuidados importantes que devem ser seguidos no dia a dia no trânsito:

– reduzir a velocidade como forma de proteger a vida de todos no trânsito;

– não atravessar fora da faixa;

– respeitar a sinalização semafórica e os limites de velocidade;

– não usar telefone celular enquanto dirige;

– não dirigir sob efeito de álcool e/ou outras drogas;

– respeite as sinalizações de trânsito;

– manter a manutenção de veículos e motocicletas em dia, entre outros cuidados.

No sábado, 13/5, foi comemorado o Dia Nacional do Automóvel e, no próximo dia 28/5, celebra-se o Dia Nacional da Carona Solidária.