Seminário apresenta práticas exitosas da EJA e MOVA
Texto: Marco Borba
Fotos: Eduardo Soares
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco realizou nos dias 26 e 27/6, no Centro de Formação de Professores (Avenida Marechal Rondon, 263, Centro), o 24º Seminário de Práticas Pedagógicas da EJA (Educação de Jovens e Adultos ) e MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos).
O seminário visa tornar públicas as práticas exitosas desenvolvidas pelos professores em sala de aula e valorizar as ações e compromissos desses profissionais com a educação.
Nos dois dias, professores e educadores compartilharam suas experiências em sala de aula com demais profissionais das diversas unidades escolares ou núcleos de ensino onde a educação e alfabetização de jovens e adultos é aplicada.
Anualmente, os professores e educadores inscrevem suas práticas realizadas em sala de aula e elas são escolhidas com a participação de diretores, coordenadores e professores. Eleitas tais práticas, elas são apresentadas no seminário pelos próprios autores.
O intuito do seminário também é promover a integração entre os diferentes saberes e o compromissso de educadores (as) e gestores (as) da EJA e MOVA.
Participaram do seminário o secretário de Educação, José Toste Borges, a coordenadora de programas da EJA, Rutiléia Antunes, o secretário adjunto da Família, Cidadania e Segurança Alimentar, Luiz Henrique do Nascimento, gestores e professores da EJA e educadores dos núcleos de alfabetização do MOVA.
Uma das práticas apresentadas no primeiro dia do seminário trouxe o tema “A beleza da matemática no espaço-tempo”, desenvolvido no ano passado com uma turma de nove alunos, com idades entre 30 e 80 anos, pelos professores Raquel de Sousa Oliveira e Leonardo Mallet Vilela, da Emef Pastor Josias Baptista, do Jardim Helena Maria.
Conforme explicou Raquel de Souza, foram utilizadas distâncias astronômicas, como a do sol em relação à terra, e o tempo que a luz solar leva para chegar ao nosso planeta, para ensinar como é feito esse cálculo matemático. “É gratificante levar esse conhecimento aos alunos. A ideia (com a prática pedagógica) foi acabar com esse medo que os alunos têm da matemática”, disse a professora.
Em breve discurso, o secretário de Educação agradeceu aos professores e educadores pelo trabalho feito com os alunos da EJA e MOVA. “Vocês fazem a diferença não só na educação, mas também na vida desses jovens e adultos.”
Cronograma
No dia 26/6 foram apresentados os temas das práticas pedagógicas das seguintes escolas:
Emef Pastor Josias Baptista. “A beleza da matemática no espaço-tempo”, com os professores Raquel de Souza Oliveira e Leonardo Mallet B. Vilela.
Núcleo Igreja Presbiteriana Independente. “Viver é acumular histórias, não rótulos”, com a educadora Kaliane Santos Souza.
Emeief Marina Von Puttkammer Melli. “Geometria e Minhas Vivências”, com as professoras Sabrina Aparecida do Nascimento Santos e Luciana Piloni.
Núcleo Comunidade Kolping. “Quem poupa ganha”, com a educadora Sandra R. S. Lourenço.
Emeief Jeanete Beauchamp. “Eja e o mundo digital – o mundo que se conecta por um ponto do univero”, com a educadora Joelma Ferreira Brandão.
No dia 27/6 foi a vez das seguintes escolas e temas:
Núcleo Associação Camila. “A luz do saber não envelhece”, com a educadora Jéssica Oliveira Donato.
Emeief Professor João Campestrini. “A importância, mesmo sendo um ponto”, com os professores Geraldo Alexandre e Fátima Fink.
Emef Escultor Victor Brecheret. “Cada retalho uma história”, com as professoras Flávia Celso Strab Alemany e Alexsandra de Araújo L. Carvalho.
Associação Sofia. “Árvore da vida”, com a educadora Bruna Registre.
Emeief Messias Gonçalves da Silva. “Eu, um ponto em movimento, e o sonho de estudar”, com as professoras Mirian Mika Mori e Cristina Lima de Oliveira.