Público prestigia 1ª Conferência de Resíduos Sólidos

Osasco

Texto: Marco Borba
Imagens: Marcelo Deck

As secretarias de Serviços e Obras; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Emprego, Trabalho e Renda, e de Educação da Prefeitura de Osasco realizaram segunda-feira, 24/10, em parceria com a Universidade Anhanguera, a 1ª Conferência Municipal de Resíduos Sólidos. O evento, no qual também foi lançado o QRCode de Resíduos, aconteceu na sede da instituição de ensino, na Vila Yara (Avenida dos Autonomistas, 1.325).

A atividade visa a conscientização acerca da redução na produção e descarte adequado de resíduos e integra a “Semana do Lixo Zero”, que acontece até o dia 28/10, com atividades como visita de alunos de escolas municipais ao aterro sanitário da cidade e às cooperativas de catadores.

Conforme explicou o coordenador Acadêmico Anderson Araújo, o projeto do QRCode foi desenvolvido como trabalho de curso dos alunos de Tecnologia da Informação da universidade. “Foi pensado um projeto que atendesse a comunidade. Então, com o QRCode, a população terá acesso a todo o conteúdo disponibilizado nas mídias da Prefeitura sobre resíduos sólidos, como por exemplo a localização dos ecopontos. Hoje, praticamente todos os smartphones fazem a leitura dos códigos através das câmeras. Mas quem não tem um que faça essa leitura, poderá acessar o conteúdo pelo link que integra o projeto”.

Ainda de acordo com Araújo, o QRCode é fixo e totalmente atualizável. “Em termos de inovação, ele é interessante por isso. É uma ferramenta que informa e, de certa forma, ajuda a conscientizar a população sobre como lidar de forma responsável com os resíduos, como por exemplo, não jogar entulho em vias públicas e separar o lixo para reciclagem”, pontuou.

Também participaram da conferência o reitor da universidade, Alexey Carvalho, Sidnei Messias Rodrigues, coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o palestrante Eron Silveira, e o secretário de Serviços e Obras, Waldyr Ribeiro.

De acordo com Ribeiro, em 2007 a prefeitura estabeleceu uma Parceria Público Privada (PPP) para tratar na cidade da questão dos resíduos sólidos e esse trabalho foi intensificado na atual gestão, com a criação do Departamento de Gestão de Resíduos.

“A nossa meta para os próximos meses é chegar a 20 ecopontos (atualmente são oito). Também estamos estimulando a coleta seletiva, que atualmente está em 30% na modalidade porta a porta. Hoje trabalhamos com nove condomínios e coletamos por mês cerca de 30 toneladas de material, que é destinado às três cooperativas de reciclagem. A coleta seletiva é importante porque gera emprego e renda”, disse o secretário de Obras.

Para Ribeiro, a conscientização acerca da redução na produção e descarte adequado de resíduos é fundamental para a preservação do meio ambiente. “A cidade conta com um aterro sanitário. Então, quanto menos lixo mandarmos para esse aterro, maior será sua vida útil e menor será a agressão ao meio ambiente”.

Criada em agosto de 2021, por meio da lei 5.128, a “Semana do Lixo Zero” visa levar a sociedade a refl­etir sobre o consumo e a responsabilidade da não geração de resíduos, repensar o consumo, enxergar o valor dos resíduos, separá-los e limpá-los, e fazer a destinação correta, para que cheguem em condições ideais às cooperativas de reciclagem da cidade.

Confira abaixo a programação (atividades restritas, sem acesso do público)

SEMANA LIXO ZERO ESCOLAS MUNICIPAIS

• Visita monitorada das escolas ao Núcleo de Educação Ambiental (NEA);
  • Implantação da coleta seletiva em uma EMEF com palestra ESCOLA LIXO ZERO, gincana de coleta, visita à cooperativa de catadores e atividades com a equipe de educação ambiental;
  • Visitas guiadas ao aterro municipal com coordenadores/supervisores da rede municipal de ensino;
  • Implantação da horta na escola em parceria com a agricultura urbana;
  • Abordagem no conteúdo pedagógico em todas as unidades municipais de ensino.

ATIVIDADES COM O COLÉGIO TESLA DIGITAL SCHOOL
  • Visita guiada ao aterro municipal;
  • Palestras;
  • Feira sustentável;
  • Implantação da coleta seletiva sustentável;
  • Gincana com apresentações de vídeos sobre resíduos.
MUTIRÃO DE LIMPEZAMutirão de limpeza no entorno de cinco escolas municipais próximas a pontos de descarte irregular e atividades de educação ambiental com os alunos da escola.