PROGRAMA OSASCO RECICLA

prefeitura-de-osasco-paga-2a-parcela-do-13o-n

O Programa Osasco Recicla foi criado em junho de 2017 por meio do Decreto nº 9976, de 29 de maio de 2008. Integrado ao Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e na Lei Orçamentária Anual, objetiva em implementar políticas públicas relacionadas à educação ambiental e proteção ao meio ambiente. 

O Programa Osasco Recicla conta com a participação da sociedade civil, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, membros do poder público e demais entidades, tendo como uma das principais finalidades a defesa e melhoria das condições do meio ambiente, a mudança de costumes e comportamento social e a geração de trabalho e renda, fomentando e apoiando à constituição de cooperativas de trabalho.

Osasco conta com três cooperativas. A Cooperareis, CoperNatus e a Coopermundi. Elas têm como algumas de suas atribuições executar a coleta, a triagem, o armazenamento, a reciclagem e a comercialização dos resíduos sólidos recicláveis, conforme diretrizes a serem estabelecidas pelo Programa Osasco Recicla, sob a responsabilidade das Secretarias de Emprego, Trabalho e Renda, Serviços e Obras e de Transportes.

Integra ainda ao Programa Osasco Recicla os PEVS (Pontos de Entrega Voluntária) que estão instalados em parques e equipamentos públicos, chegando a aproximadamente, 250 pontos de coleta. Os PEVS são estruturas metálicas com capacidade para armazenar até 750 litros de resíduos, esses dispositivos funcionam como uma modalidade de coleta seletiva, na qual os cidadãos poderão descartar seus próprios resíduos recicláveis, como garrafas plásticas, latas de alumínio, papelões, entre outros.

Outra grande novidade em Osasco foi a criação de Ecopontos. Osasco conta com 7 (sete) e todos foram implantados em 2019. Os Ecopontos são áreas destinadas para recepção de pequenos volumes de resíduos da construção civil, material reciclável, resíduos de jardinagem e resíduos volumosos.

Para conhecer mais sobre as ações do Programa Osasco Recicla, bem como do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (Lei nº 4.763/2016) acesse a página da Secretaria de Planejamento e Gestão.

http://www.seplag.osasco.sp.gov.br

Pular para o conteúdo