Prefeitura promove I Semana Lixo Zero de Osasco

Osasco

Texto: Juliana Oliveira
Imagens: Secom

A Prefeitura de Osasco, por meio das secretarias de Serviços e Obras e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realiza entre os dias 25 e 28/10, a I Semana do Lixo Zero. A ação tem como objetivo conscientizar e mobilizar a população sobre a importância da relação com os recursos naturais, além de promover uma reflexão sobre a aplicação do conceito Lixo Zero.

Ao longo da Semana, serão realizadas uma série de ações, entre elas na segunda-feira, 25/10 – Abertura e ativações de educação ambiental com distribuição de material na região do Ecoponto Jaguaribe. Já na terça, 26/10, às 8h, ativações de educação ambiental com distribuição de material na região do Ecoponto do Novo Osasco, além de revitalização, limpeza, plantio e grafite no Centro de Treinamento GEO, programados para as 9h. No dia 27/10, às 8h, acontecem as ativações de educação ambiental com distribuição de material na região do Ecoponto do Helena Maria. Na quinta, 28/10, as ativações serão centralizadas na região do Jardim Mutinga a partir das 8h, com encerramento das atividades com Dia de Beleza às 13h30, para os catadores e cooperativas, no Fundo Social de Solidariedade.

A Semana Lixo Zero foi instituída e incluída no calendário oficial de eventos do município, em agosto de 2021, por Lei Municipal sancionada pelo prefeito Rogério Lins. As comemorações visam destacar as políticas públicas sobre gestão de resíduos atendendo a legislação municipal e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (LEI 12.305/2010); promover o descarte dos resíduos potencialmente recicláveis, garantindo a preservação do meio ambiente e da segurança sanitária do município; realizar debates e disseminar, por toda a sociedade, os conceitos de não geração, redução, reutilização, reciclagem e compostagem dos resíduos sólidos; destacar o trabalho das cooperativas de catadores conveniadas com a Prefeitura de Osasco, que realizam um trabalho de triagem, transbordo e venda dos materiais recicláveis em fomento a geração de trabalho e renda; ressaltar a importância do catador individual, seja ele organizado ou não, como um agente ambiental entre outras ações.

A gestão dos resíduos sólidos tem sido considerada um dos grandes desafios para os municípios mais populosos, porém Osasco tem feito sua parte, investindo em políticas públicas para minimizar o descarte irregular. Entre as ações está a implantação de Ecopontos, em quatro pontos estratégicos da cidade: Jaguaribe, Jardim Mutinga, Novo Osasco e Helena Maria. O horário de funcionamento dos Ecopontos é de segunda a sábado, das 8 às 16 horas.

Nesses locais, a população pode realizar a entrega voluntária e gratuita de pequenos volumes de entulho (até 1m³), grandes objetos como móveis, colchões e eletrodomésticos fora de uso, grandes embalagens e peças de madeira, resíduos vegetais provenientes da manutenção de áreas verdes públicas ou privadas e outros, também chamados de bagulhos. O material é depositado em caçambas distintas para cada tipo de resíduo.

O controle é feito através da placa do veículo e CPF.

Ecoponto Jaguaribe: Rua Fernando Miorim Filho, nº 150 – Jaguaribe

Ecoponto Mutinga: Avenida Ônix, nº 783 – Mutinga