Prefeitura lança Manual de Hortas Pedagógicas e assina Memorando de Entendimentos com a WFP/ONU

Banco de Alimentos, Secretaria da Família Cidadania e Segurança Alimentar

Texto: Olga Liotta
Imagem: Fernanda Cazarini

O encerramento da Semana Mundial de Segurança Alimentar de Osasco, no dia 20/10, abordou sobre o “Impacto das Cidades na Segurança Alimentar Global” no seminário realizado no Auditório da Faculdade Anhanguera, na Vila Campesina, organizado pelo Banco de Alimentos, vinculado à Secretaria da Família, Cidadania e Segurança Alimentar da Prefeitura de Osasco, em parceria com a faculdade e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Osasco (Comsea).

Na ocasião, foi lançado o Manual de Hortas Pedagógicas para gestores públicos e privados contendo estratégias para implementação de hortas escolares e assinado o novo memorando de entendimentos entre a Prefeitura de Osasco e o WFP/Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas/ONU.

Representando o prefeito de Osasco, Rogério Lins, estavam os secretários municipais, Marcelo Couto Dias da Secretaria da Família, Cidadania e Segurança Alimentar (Sefam) e Cláudio Piteri, da Secretaria de Educação, e o diretor de Segurança Alimentar, João Perez. Igor Carneiro, do WFP/Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, também participou.

O memorando emerge de uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Osasco, órgão público que formula e desenvolve políticas públicas voltadas ao abastecimento e segurança alimentar no município.

Já o Manual de Hortas Pedagógicas destaca as experiências desenvolvidas em duas instituições de ensino público: a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Veríssimo de Matos e a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Dr. Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro.

Para baixar o manual na íntegra basta acessar aqui

Para auxiliar na formulação do presente manual, a Secretaria de Educação e o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional de Osasco contou com o apoio da foodtech iFood (com sede na cidade), o negócio de impacto social Pé de Feijão e a ONG Prato Verde Sustentável.

O Pé de Feijão foi responsável pela gestão do Projeto Hortas Pedagógicas idealizado pelo iFood em parceria com a Secretaria de Educação e o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, e a Prato Verde Sustentável foi a organização responsável pela implementação e cuidado com as hortas escolares, consideradas casos de sucesso. O documento, revisado pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP), é resultado desse compartilhamento de experiências, acrescido de informações colhidas em órgãos estaduais, federais e de cooperação internacional, firmado em Protocolo de Intenções em 4 de julho de 2022.

Também participaram do evento, a vereadora Elsa Oliveira; Patrízia Pontilho, presidente do Comsea; Márcia Rodrigues, representante da Anhanguera; Luísa Haddad (Pé de Feijão); Wagner Ramalho (Prato Verde Sustentável); André Borges (iFood); a diretora Daniela Coalhado (EMEF José Veríssimo de Matos); a vice-diretora Andrea Cruz Melo (EMEIEF Dr. Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro); Luciana Marques Vieira (Fundação Getúlio Vargas); Gabriel Estevam Domingos (Grupo Ambipar); Alexandre Imanishi  (Instituto Pacto contra a Fome); Alisson Machado (Faculdade de Saúde Pública da USP e Sustentarea); Marcelo Jambeiro (ONG Ação da Cidadania); Heloísa Holnagell (UNIFESP), alunos e equipes das faculdades USJT (Universidade São Judas Tadeu) e Anhanguera, equipes da prefeitura, entre outros.