Prefeitura instala lombofaixas na Avenida Presidente Médici

Serviços e Obras

Texto: Marco Borba
Imagens: Marcelo Deck

A Prefeitura de Osasco instalou duas faixas elevadas para garantir mais segurança na travessia de pedestres na Avenida Presidente Médici, nas proximidades da Auto Viação Urubupungá, no Parque Bandeirantes, zona Norte da cidade.

As melhorias no local visando mais segurança aos transeuntes eram reivindicação antiga dos moradores, em razão de casos de atropelamento. O serviço foi realizado pela Secretaria de Serviços e Obras. Também foram instaladas placas de sinalização.

As lombofaixas, como também são conhecidas, são faixas de pedestres acima do nível da rua, posicionadas sobre lombadas mais altas do que as tradicionais, e visam fazer com que os motoristas deem prioridade aos pedestres. Por serem mais altas, elas também oferecem, além da sinalização, um fator físico para a redução da velocidade.

De acordo com a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, existem aproximadamente dez lombofaixas na cidade e novos modelos poderão ser implantados onde houver maior risco de atropelamento, desde que o local atenda à resolução 738/18 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A Prefeitura também está revitalizando a sinalização viária com a instalação de novas placas de trânsito em toda a cidade. Onde ainda não há sinalização será feito projeto e execução do serviço, ainda segundo a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana.