Prefeitura empossa 164 novos guardas municipais

Guarda Civil Municipal

Texto: Juliana Oliveira
Imagens: Caio Henrique

A Prefeitura de Osasco, por meio da Guarda Civil Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança e Controle Urbano (Secontru), empossou na manhã de quarta-feira, 31/05, 164 novos agentes para a Guarda Civil Municipal (GCM), sendo 50 mulheres e 114 homens. A solenidade aconteceu na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva e contou com as presenças do prefeito Rogério Lins, do deputado estadual Gerson Pessoa, do comandante do 14º BPMM, tenente-coronel Joaquim Keida, do delegado seccional de Osasco, José Flamínio Ramos Martins, dos secretários municipais Coronel José Virgolino (Segurança e Controle Urbano), Ribamar Silva (Casa Civil), Sérgio Di Nizo (Governo) e do chefe de gabinete, Fábio Grossi, entre outras autoridades.

Com o novo efetivo, composto por homens e mulheres, a Guarda Civil Municipal de Osasco passa a contar com um efetivo de 566 guardas, que vão ajudar a reforçar a segurança pública no município, trabalhando em conjunto com as polícias Civil e Militar.

Segundo o secretário de Segurança e Controle Urbano, Coronel José Virgolino, todos os novos guardas passaram por um rigoroso processo de seleção. “No total foram 8.754 inscritos, no caso das mulheres, o processo começou com 1.377 candidatas e terminou com 50 aprovadas, já para os homens, o concurso começou com 7.377 e foi encerrado com 114. Eu sei que não foi fácil, então nunca pensem em desistir, tenham sempre foco, fé e esperança porque esses são os grandes lemas daqueles que vencem”.

Durante a posse dos novos GCMs, o prefeito Rogério Lins apontou a importância dos investimentos que Prefeitura tem feito na área da segurança e no próprio efetivo. “Avançamos muito nos últimos anos, investimos no Plano de Carreira, infraestrutura e equipamentos. Valorizamos gradativamente a corporação, mas avançaremos muito mais”.

Ele também aproveitou para recepcionar e dar as boas-vindas aos novos guardas. “Vocês foram convocados para uma missão extraordinária e sei o quanto cada um se esforçou para chegar até aqui. O grande dia chegou. Sempre tive muito respeito por essa honrosa corporação que está presente em todos os momentos de nossa cidade, sejam eles bons de celebrações ou naqueles mais desafiadores. A nossa missão é uma só, defender o cidadão de bem e a família. Tenho o maior orgulho dessa corporação, aqui encontrei amigos e uma família e vai ser assim com vocês também. Deus abençoe a cada um de vocês”.

Já o deputado estadual Gerson Pessoa falou sobre o protagonismo da Guarda e destacou a importância do trabalho da corporação em parceria com as polícias Civil e Militar.  “Gostaria de reforçar que em Osasco, as polícias Civil e Militar, a Guarda Municipal e os poderes Executivo e Legislativo formam uma grande família e não importa qual a função que você esteja realizando, o objetivo aqui é procurar juntos uma maneira de oferecer à sociedade uma cidade muito mais segura”.