Prefeitura cria duas novas secretarias e promove trocas no primeiro escalão

Texto: Marco Borba
Imagens: Caio Henrique

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, anunciou quarta-feira, 17/05, a criação de duas novas secretarias (Casa Civil e Família, Cidadania e Segurança Alimentar) e a troca de comando em outras (Meio Ambiente, Cultura e Chefia de Gabinete). O prefeito deu posse aos novos secretários em cerimônia realizada na Sala Luiz Roberto Claudino, anexa ao Paço Municipal.

A Casa Civil será comandada pelo até então vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Ribamar Silva, que é formado em Administração. A pasta da Família, Cidadania e Segurança Alimentar será comandada por Marcelo Couto Dias, licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Família da Universidade Católica de Salvador. Entre 2019 e 2022 foi diretor do Departamento de Formação, Desenvolvimento e Fortalecimento da Família, na Secretaria Nacional da Família do Governo Federal.

Os novos secretários agradeceram a oportunidade e confiança neles depositada pelo prefeito. “É uma honra poder servir Osasco agora numa nova função. Venho para somar com os demais secretários. Sei que não é fácil a atuação de cada um (dos secretários), porque esse governo é um governo atuante”, disse Ribamar. “Agradeço a oportunidade e venho me colocar como mais um servidor, contribuir como acadêmico e com a experiência adquirida no serviço público”, completou Marcelo Couto.

Com a ida de Ribamar Silva para a Casa Civil, a vaga deixada por ele no Legislativo será assumida por Laércio Mendonça. Cláudio da Locadora deixa a Secretaria da Cultura para assumir Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O adjunto de Cultura, Paulinho Samba de Rua, assume o comando da Pasta.

O prefeito também anunciou mudança na Chefia de Gabinete. Jorge Luís Cantagessi de Souza deixa o cargo para trabalhar na Assembleia Legislativa de São Paulo com o deputado Gerson Pessoa. Ele será substituído pelo ex-secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fábio Grossi.

“Agradeço a todos que, com seu empenho e dedicação, contribuíram na Administração da cidade. Estamos fazendo essa reorganização e tenho certeza que os que estão chegando também farão o seu melhor por nossa cidade e nossos munícipes”, disse Rogério Lins.

Também participaram da cerimônia a vice-prefeita Ana Maria Rossi, os deputados Gerson Pessoa e Rogério Santos, secretários municipais e vereadores. O vereador Josias da Juco representou o presidente da Câmara Municipal, Carmônio Bastos.