Prefeitura apreende caçambas irregulares e retira 14,5 toneladas de lixo das ruas

Osasco

Texto: Juliana Oliveira
Fotos: Fernanda Cazarini

A Prefeitura de Osasco, por meio das secretarias de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAN) e de Obras e Serviços (SSO), realizou na segunda-feira, 11/04, a apreensão de cinco caçambas repletas de lixo e entulho estacionadas de forma irregular em duas ruas do IAPI. De propriedade de empresa particular, o dono alega que teria os equipamentos espalhados pelas ruas da cidade por não possuir terreno próprio para acomodá-los.

Para a retirada de cerca de 14,5 toneladas de lixo e entulho das cinco caçambas durante a operação, foram utilizados uma máquina retroescavadeira, dois caminhões caçambas, um caminhão plataforma e uma viatura Demutran, além de quatro agentes de trânsito, dois motoristas, um operador de retroescavadeira e quatro ajudantes.

As caçambas têm sido motivo de incomodo e reclamação constante dos moradores do bairro. Segundo eles, muita gente vem de outras localidades para depositar lixo, inservíveis, móveis velhos, entulhos e animais mortos até transbordar e espalhar pelas ruas. Além do mau cheiro e de prejudicar crianças, pedestres e moradores, as caçambas ainda oferecem risco de acidentes nos locais.

“Estamos realmente muito cansados dessas caçambas espalhadas pelo bairro, já reclamamos diversas vezes. O dono vem retirar e na sequência coloca outras nos mesmos lugares. Moro aqui há 12 anos e sempre existiu esse problema”, destacou a moradora Olímpia Zenaide.

De acordo com Claudenes Begnini, secretário adjunto de Transportes e Mobilidade Urbana de Osasco, que coordenou a operação, as caçambas apreendidas estavam estacionadas irregularmente, sem a devida sinalização refletiva e em péssimo estado de conservação, colocando em risco a segurança viária. “O proprietário foi multado e deverá ainda arcar com todas as despesas relativas à apreensão, como guincho e as diárias do pátio municipal. Os moradores não podem conviver com lixo em frente suas casas só porque o dono das caçambas não tem onde guardá-las. Isso não é certo”, destacou.

Denúncias sobre caçambas irregulares na cidade podem ser encaminhadas para a Central de Atendimento da Prefeitura 156.