Prefeito recebe eleitos para os conselhos tutelares

Osasco

Texto: Marco Borba
Imagens: Caio Henrique

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, recebeu em cerimônia de boas-vindas terça-feira, 03/10, no Paço Municipal, os 20 novos conselheiros tutelares eleitos para o quadriênio 2024-2028. O pleito ocorreu no domingo, 1º/10. Para a zona Norte foram escolhidos dez conselheiros, para a Sul cinco, e o Centro, cinco. A posse dos conselheiros está prevista para o dia 10 de janeiro de 2024.

Este ano, em todo o território nacional, os votos dos eleitores foram computados em urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral. Foram eleitos mais de 30 mil conselheiros em todo o país.

Além dos eleitos, também participaram da cerimônia Pedro Paulo Silva, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Sérgio Di Nizzo, secretário de Governo, Vitória Silvestre, secretária executiva da Infância e Juventude, e Júlio Vaz, presidente da Comissão Eleitoral dos conselhos tutelares.

Rogério Lins desejou boa sorte aos eleitos e falou dos desafios da função. “É uma atividade que requer não apenas a capacitação técnica (para se fazer cumprir as determinações do ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente). É também um trabalho espiritual, pois vocês serão os anjos da guarda de nossas crianças. Vivemos tempos estranhos e desafiadores. Então, vocês precisam estar preparados e trabalhar juntos para garantirem a proteção de nossas crianças e adolescentes”, disse.

Reeleita para a função no Conselho Tutelar Centro, Fátima Saramello falou da experiência nos últimos quatro anos como coordenadora. “Ser conselheiro vai além de conhecer o ECA e fazer com que seja cumprido. É saber ouvir a família que está à sua frente, é ser solidário, abrir o coração para acolher. Também é preciso que haja um trabalho de prevenção para que sejam aplicadas as medidas protetivas”, avalia.

Os conselheiros eleitos receberam do prefeito um certificado de eleição e um brasão da cidade.

Conselheiros tutelares eleitos

CENTRO