Portal do Trabalhador capta mais de 4 mil vagas de empregos em novembro

Emprego, Trabalho e Renda

Texto: Patrícia Bulbovas
Imagens: Marcelo Deck

A Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda da Prefeitura de Osasco, por meio do Portal do Trabalhador, captou em novembro 4.208 vagas para o Sistema Nacional de Emprego. Isso quer dizer que, por meio do trabalho feito no órgão, empresas disponibilizaram para o SINE mais de 4 mil vagas à população, tanto de Osasco quanto da região, por causa do trabalho dos Portais.

Este é o maior número de vagas captadas dos últimos 5 anos. Antes, a última maior captação tinha sido em janeiro de 2016, com o registro de 3.648 vagas. O acumulado de 2021 soma 16.309 vagas captadas para o SINE.

“Esse número é muito expressivo, e é reflexo do comprometimento que nós temos em trazer emprego para o osasquense. Como as vagas são incluídas no Sistema Nacional de Emprego, toda a região acaba sendo beneficiada. Vale lembrar que essas são apenas as vagas disponibilizadas pelas empresas ao Portal do Trabalhador. No geral, Osasco abriu muito mais vagas, porque tem empresas na cidade que fazem seus processos seletivos sem utilizar os nossos serviços”, explicou Gelso Lima, secretário responsável pela pasta.

“É preciso que fique claro que as vagas existem, mas para serem preenchidas, os candidatos precisam atender os requisitos impostos pela empresa contratante. Muitos candidatos barram na questão da formação. Para ajudar neste processo, mantemos cursos de capacitação profissional gratuitos na Setre e, só em 2021, até novembro, já atendemos 13.166 pessoas nesses cursos”, complementou.

Essa informação vai ao encontro dos dados divulgados essa semana pelo Caged, que indicam mais um mês de saldo positivo de empregos em Osasco. O município fechou outubro, último período aferido pelo Caged, com a contratação de 8.447 pessoas gerando um saldo positivo no mês de 2.447 carteiras assinadas. Se citarmos o ano todo, janeiro a outubro, o número de contratações vai para 82.309 pessoas, e o saldo positivo sobe para 22.185 empregos.

Todas essas informações se encaixam nos dados publicados na última terça-feira, dia 30, dando conta de que a taxa de desemprego no país caiu para 12,6% no terceiro trimestre de 2021, uma redução de 1,6 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (14,2%).

Na comparação com o mesmo período de 2020, houve uma redução de dois pontos percentuais (14,9%). Os dados são da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A população ocupada chegou a 93 milhões, com crescimento de 4% (o equivalente a 3,6 milhões de pessoas) frente ao trimestre anterior e de 11,4% (9,5 milhões de pessoas) na comparação com o terceiro trimestre de 2020.