Portais do Trabalhador ajudam na recolocação profissional

Emprego, Trabalho e Renda

Texto: Olga Liotta
Imagem: Arquivo/Secom

No início do ano, muitas pessoas estão em busca de nova colocação no mercado de trabalho, ou mesmo à procura de colocação depois de algum tempo fora do mercado. Em Osasco há três unidades do Portal do Trabalhador, vinculados à Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE), que desempenham um papel importante na captação e oferta de vagas de emprego.

Eles atuam na prestação de serviços públicos, cadastro de desempregados e fornecimento de informações sobre oportunidades de trabalho. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Importante levar documentos pessoais e currículo, se tiver. As unidades ficam no Centro (Rua Fiorino Beltramo, 300), na zona Sul (Avenida Sarah Veloso, 106 – Jardim Santo Antônio) e na zona Norte (Avenida Presidente Costa e Silva, 372 – Jardim Helena Maria).

Aquele que não pode ir presencialmente a uma das unidades, pode se inscrever nas vagas online. É só acessar o link: https://linktr.ee/setre.osasco e preencher o formulário na vaga de emprego pretendida. Diariamente, há vagas anunciadas nas redes sociais: Facebook: https://www.facebook.com/portalosascosp  ou Instagram: https://www.instagram.com/portaldotrabalhador/

Mas não é só isso. Nos Portais do Trabalhador também há oferta de cursos de qualificação profissional, tanto online quanto presenciais, visando apoiar os trabalhadores em suas necessidades de qualificação e requalificação profissional. Os cursos acontecem nas três unidades e nos Centros de Inclusão Digital (CIDs).

Os interessados podem comparecer munidos de RG e CPF, a partir das 8h, para fazer inscrição nas unidades ou inscreverem-se por meio da plataforma EAD que o Portal mantém em parceria com a Fatec. Para a modalidade online, o endereço da plataforma é www.setre.cursos.fatecosasco.edu.br.

PASSE EMPREGO

Também para ajudar o cidadão na busca por colocação, Osasco implementou o programa Passe Emprego, proporcionando passagens gratuitas para candidatos a vagas de emprego cadastrados pelos Portais do Trabalhador.

Esse benefício se estende também aos alunos que participam dos cursos de qualificação profissional oferecidos pela Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda.

OPORTUNIDADES

A SETRE também criou o Projeto Começar 50+ e 60+, voltado para a qualificação de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Neste caso, a primeira turma foi dedicada a profissionais da melhor idade (50+ e 60+), com a finalidade de melhor prepará-los para o mercado de trabalho.

Desde 2021 a cidade conta com o Projeto Começar, que é voltado para a qualificação de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Essa iniciativa permite que os profissionais atendidos pelo programa voltem ao mercado de trabalho melhor qualificados.

Ao todo, 60 moradores do município foram contemplados na primeira turma formada apenas por profissionais da melhor idade, que durante a integração assinaram o contrato e receberam a camiseta do projeto.

O programa tem duração de 8 meses e os beneficiados recebem bolsa-auxílio de R$800, vale alimentação e vale transporte.

Para os jovens, a secretaria realiza o programa Jovem Aprendiz, cujas inscrições começarão em breve. Ao acompanhar o dia a dia dos Portais nas redes sociais, o cidadão fica por dentro de todas as informações.

GERAÇÃO DE EMPREGOS

Osasco tem se destacado na geração de empregos, devendo fechar o ano de 2023 com mais de 100 mil empregos com carteira assinada.

A geração de novos empregos na cidade se explica não só pelo trabalho da Administração em políticas fiscais visando atrair novas empresas, mas também pelos investimentos em infraestrutura, como o recapeamento, nova iluminação pública com lâmpadas de LED, reforço na segurança pública com a contratação de novos guardas municipais, criação da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), instalação de câmeras de monitoramento em diversos pontos do município e cursos de qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho.

Investimentos esses que tornam a cidade atrativa para novas empresas, que geram emprego e renda.