Osasquense de 7 anos é o 39º colocado em torneio mundial

Cidadão, Saúde

Por: Giane Vieira
Imagem: Divulgação

No sábado, 23/1, o site de xadrez voltado ao público infantil, o Chess Kids, organizou um torneio intercontinental, com apoio da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), promovendo a competição com enxadristas de todo o mundo, 86 países no total, na categoria sub-8, em 7 (sete) rodadas, com 524 participantes.

O osasquense e enxadrista Henrique Muniz, de apenas sete anos e beneficiário do bolsa atleta da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer de Osasco (Serel), somou 5,0 pontos e teve 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota, classificando-se na 39ª colocação.

“O Henrique sempre me surpreende! Agora jogou com enxadristas mais velhos que ele. Sua performance foi muito boa para uma competição tão difícil como essa”, comemorou o mestre FIDE, Wagner Madeira.

“O menino prodígio iniciou sua aprendizagem com cinco anos e na edição do Campeonato Brasileiro Escolar online 2020 ele adquiriu o direito de se tornar Mestre Nacional, com título vitalício. Isso demonstra que no xadrez não tem idade, basta ter determinação”, ressaltou o secretário de Esporte, Rodolfo Rodrigues Cara.