Osasco vacina mais de 650 idosos com 75+ na 5ª edição do drive thru

Texto: Olga Liotta
Imagens: Marcelo Deck

Mais de 650 idosos osasquense com 75 anos ou mais foram imunizados contra a covid-19 no sábado, 13/3, pelo sistema drive thru organizado pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde. Mas a vacinação para o grupo continua nas 34 UBSs e nos dois Centros de Atenção ao Idoso, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Em sua 5ª edição (iniciada há um mês, em 12/2, vacinando idosos com 90 anos ou mais), até o momento cerca de 94% do grupo prioritário com 75 anos ou mais já foram vacinados com a primeira dose.

A expectativa da prefeitura é receber a grade de vacinas para a população de 72 a 74 anos durante a semana ou o quanto antes.

Dona Marli Felisbirno da Silva, 75 anos, moradora da Vila Osasco, não conteve a emoção ao tomar a primeira dose. “Graças a Deus, tenho saúde, mas não via a hora de tomar essa vacina. Agora o que mais quero é que venha logo a vacina para meus filhos e netos. Depois da segunda dose, quero voltar a fazer tudo. É muito difícil esse momento, pois estamos perto e longe ao mesmo tempo, essa doença veio para devastar e é um milagre quem sobrevive. Tem que se cuidar, principalmente os jovens”, ressaltou ela.

Rodrigo Santos Magalhães, que estava acompanhado da esposa, grávida de 9 meses, trouxe o pai José Pereira Magalhães, de 77 anos, para vacinar. “Meu pai estava mais agoniado do que a gente para se imunizar, então foi muito bom mesmo. Nossa esperança é ele ficar mais seguro entre os familiares. Vamos aguardar a segunda dose e manter os cuidados”, destacou Rodrigo. Já seu José desabafou: “Agora quero voltar a trabalhar e dançar forró”, disse com alegria e um sorriso no rosto.

Rodrigo deixou um recado: “Tem muita gente que não se cuida e não dá para reclamar depois. Eu não parei de trabalhar e tenho que usar transporte público e vejo muita gente dentro dos trens que não usa máscara, pessoas comendo e bebendo só para ter a desculpa de não usar máscara, pondo em risco a vida de todos, pois é o local que mais tem aglomeração. Precisamos ter consciência”, pediu.

O drive thru da prefeitura conta com uma equipe composta por 12 técnicos de enfermagem e três enfermeiras, além do pessoal de apoio das secretarias de Administração, Comunicação, Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria de Finanças, Setran, GCM, entre outras.

Para as enfermeiras da Vigilância Epidemiológica, Carmem e Stephanie, é muito gratificante participar de cada edição e a sensação é única entre elas (e a equipe): o sentimento de “dever cumprido”, comentaram.

DRIVE THRU

Os agendamentos para o drive thru começam a partir de quarta-feira da respectiva semana que antecede a ação, sempre aos sábados. Mas é necessário acompanhar a divulgação das novas etapas pelas redes sociais da prefeitura.

Para ser atendido no drive thru é obrigatório fazer um pré-cadastro do idoso e agendamento de horário na  Central 156 (telefones 156 ou 3651-7080) e também o pré-cadastro no site do governo do Estado, o VacinaJá (https://vacinaja.sp.gov.br/). É obrigatório o uso de máscara por todos os ocupantes do veículo.

O drive thru está montado no estacionamento da prefeitura e a entrada é feita pela Rua Narciso Sturlini para triagem, orientações e cadastro final, antes de ser direcionado ao posto de vacinação. É necessário apresentar documento com foto, comprovante de endereço em nome do idoso e o Cartão do SUS atualizado.