Osasco realiza Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista

Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência

Texto: Olga Liotta
Imagens: Marcelo Deck

A Prefeitura de Osasco deu início no sábado, 2/4, à Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento, organizado pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SEPCD), em formato “rua de lazer”, em frente ao Paço Municipal, contou com diversas oficinas sensoriais e reuniu autoridades, familiares e amigos dos autistas, além de simpatizantes da causa.

A ação contou ainda com a realização, na sede do Fundo Social de Solidariedade, do exame de tipagem sanguínea, item essencial para a confecção da carteirinha do Autista.

Natália P. de Melo, trouxe o filho Elias, com 4 anos, para participar das atividades e parabenizou a iniciativa. “É um evento muito importante. Tenho aprendido muito sobre autismo com meu filho. E espero aprender mais a cada dia para poder ajudá-lo. Graças a Deus tenho o apoio da minha família, da minha sogra, que é parceira, e me apoia em tudo”, comentou.

A família do Heitor, 5, que tem TEA, também aproveitou  o sábado para acompanhar as ações e fazer a tipagem sanguínea. “Osasco tem dado mais atenção e apoio para o Autismo. Saber que existem essas movimentações pró-autismo nos dá um pouco mais de segurança, pois a inclusão e as políticas públicas contribuirão para que as pessoas com TEA tenham uma vida mais normal quando forem adultas”, ressaltou a mãe, Andréia D.V.Ribeiro, que também estava com o esposo Rafael e a filha Alícia, 10.

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, durante a cerimônia de abertura, ao lado do secretário executivo, Salomão Júnior, parabenizou todas as mães e familiares de autistas pela dedicação, amor e luta.

“Quero que saibam que estamos com vocês nessa luta. Temos ainda muito o que avançar e, junto com a sensibilidade de nosso secretário da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência, Salomão Júnior, estamos trabalhando políticas públicas para tornar Osasco ainda mais inclusiva. Esse evento exala amor. Osasco exala amor e seu coração está mais azul do que nunca”, ressaltou Lins.

Programação

Confira a programação da Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista em Osasco, que segue até sexta-feira, dia 8/4:

4 a 8/4 –  Ações de conscientização na rede de ensino sobre o Autismo

5 e 6/4 – Capacitação dos servidores que atuam nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social

5/4 – 8h30 às 11h30

– 1º Encontro Formativo para os servidores que atuam na linha de frente dos atendimentos

Local: Centro de Formação dos Professores – Avenida Marechal Rondon, 263 – Centro;

6/4 – 13h às 16h

– 2º Encontro Formativo para os servidores que atuam na linha de frente dos atendimentos

8/4 – 10h às 17h

– Exposição de artes em totens feitas pelos autistas no Osasco Plaza Shopping

– Oficinas sensoriais (capoeira, meio ambiente, roda de Maracatu, dança)

– Tipagem sanguínea para o autista que ainda não possui sua carteirinha.

Participaram do evento membros do Instituto Adiante, CER Osasco II, Igats, Shophia Vercell, Associação Infinity Dog e a turma do Anime Doctors, parceiros da causa, além de secretários municipais, vereadores, entre outros.